quinta-feira, 26 de maio de 2016

Calaram-se os tambores de São Luís, de Bacabal, do Maranhão e do mundo; morreu Papete

Morre o cantor e compositor maranhense Papete

Músico, que tinha 68 anos, lutava contra um câncer de próstata.

Ele estava internado em hospital de SP; quadro piorou nos últimos dias.

Do G1 MA

Papete morreu aos 68 anos, vítima de câncer de próstata (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)Papete morreu aos 68 anos, vítima de câncer de próstata (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)
Morreu na noite dessa quarta-feira (25) aos 68 anos o engenheiro ambiental, cantor e compositor José de Ribamar Viana, o ‘Papete’. Papete lutava contra um câncer de próstata, diagnosticado este ano. O músico estava internado em um hospital em São Paulo, e o quadro havia piorado nos últimos dias.
O corpo de Papete deve ser transferido para São Luís ainda nesta quinta-feira (26), onde será velado na Casa do Maranhão, região central da capital maranhense.
Pelas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) rendeu homenagens ao artista e destacou o trabalho de Papete. “Minhas homenagens ao querido cantor e compositor maranhense Papete, que nos legou uma grande e imortal obra”, escreveu.
A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, lamentou a perda do instrumentalista e reconheceu seu destacado trabalho pela cultura do Maranhão. “O Brasil perde um grande artista. Músico, percussionista de fama internacional, compositor e intérprete, nos deu grandes canções e tornou inesquecível a festa junina, especialmente aqui no Maranhão. Meu amigo pessoal, hoje é um dia de muita tristeza para mim e para todos que com ele conviveram. Que Deus conforte a família, os amigos, e que Papete siga em paz.”, disse.
Trajetória
Papete nasceu em Bacabal – a 240 km de distância da capital –, e é uma das principais referências do São João do Maranhão, com canções e composições que marcaram gerações, como ‘Bela Mocidade’, ‘Boi da Lua’ e ‘Coxinho’. Seu trabalho mais destacado é ‘Bandeira de Aço’.
Papete foi reconhecido um dos melhores percussionistas do mundo, nos anos de 1982, 1984 e 1987, quando participou do ‘Festival de Jazz de Montreux’, na Suíça.
Mais recentemente, o cantor e compositor lançou um trabalho, intitulado ‘Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão’, que resgata a história dos cantadores de bumba meu boi do Maranhão.
Relembre as últimas entrevistas de Papete à TV Mirante:
Papete fala sobre a pesquisa para o livro ‘Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu boi do Maranhão’ (26/5/2015):
Instrumentalista apresenta show ‘Senhor José’, no Teatro Arthur Azevedo (26/9/2013):
Em entrevista ao JMTV 1ª Edição, cantor e percussionista falou sobre novo trabalho, o CD duplo “Sr. José de Ribamar e outras praias”, com canções inéditas, e onde regravou ‘Bandeira de Aço’ (11/6/2013):
O Teatro Arthur Azevedo abriu as portas para a comemoração dos 35 anos do lançamento do álbum ‘Bandeira de Aço’ (29/5/2013):
Projeto BR-135 faz show em homenagem aos 35 anos do álbum ‘Bandeira de Aço’ (28/5/2013):




Chora boi da lua...

Nenhum comentário: