domingo, 22 de maio de 2016

Ausência do Maranhão é sentida no Destination Brazil Travel Mart


Evento que ocorreu esta semana em Porto de Galinhas (PE) e reuniu pelo menos 200 operadores de turismo das Américas do Sul, Norte e Europa, não teve a participação do Maranhão

Lenauro Mendonça, diretor da Abeta, falou sobre o turismo no Delta
Lenauro Mendonça, diretor da Abeta, falou sobre o turismo no Delta (Foto: Tom Cabral)
Thamirys D’Eça
Enviada especial*

Porto de Galinhas (PE) - O Maranhão é, sem dúvida, um dos estados com mais potencial turístico do Brasil. Dunas, cachoeiras, praias e chapadas são algumas das opções para quem visita o estado em qualquer época do ano. Entre os especialistas do setor, porém, as belezas naturais maranhenses estão cada vez mais inacessíveis ao público. O reflexo disso foi visto no Destination Brazil Travel Mart, evento que ocorreu esta semana no Porto de Galinhas (PE) e reuniu pelo menos 200 operadores de turismo da América do Sul, Norte e Europa.
O estado foi um dos poucos do Nordeste que não foi representado no Destination Brazil. De acordo com a assessoria do evento, o Governo do Maranhão chegou a iniciar negociações para montar um estande no local, mas acabou desistindo. Em contrapartida, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco saíram na frente e aproveitaram a visibilidade das rodas de negociações para mostrar aos operadores do setor o que cada estado possui para atrair turistas e investimentos na área.
A única menção ao estado no evento foi quanto a divulgação da Rota das Emoções, por também envolver os estados do Piauí e Ceará. O roteiro turístico inclui os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Porém, para o diretor de mercado nacional da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Lenauro Mendonça, "vender" apenas esta opção é ainda muito pouco haja vista as disponibilidades existentes no Maranhão.
"Falta empenho do Governo do Maranhão. É uma pena, pois é um estado cheio de ótimas opções turísticas. O governo precisa se mexer, pois só ele poderá fazer essa mudança. É preciso fazer uma campanha forte e é preciso haver uma mudança na Secretaria de Turismo do estado", criticou Mendonça.
Voos - Além disso, uma das dificuldades que o estado vem enfrentando é a redução do número de voos por parte das companhias aéreas. O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que também esteve presente no Destination Brazil, reconheceu o problema no estado.
"As dificuldades das companhias aéreas estão fazendo com que elas reduzam o seu número de voos. A malha aérea é fundamental para a economia não apenas do Maranhão, mas para o Brasil como um todo. Então, pretendo dentro de alguns dias chamar as companhias aéreas para discutir o que pode ser feito. É preciso entender que se está desacreditado do turismo e, por isso, temos agir para fazer com que as empresas operem novamente", disse.
Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, entre os que desejam viajar nos próximos seis meses, 47,5% o farão para o Nordeste. De olho neste potencial, o MTUR já destinou R$ 4,1 bilhões em contratos de repasse de recursos para melhorias na infraestrutura turística da região.
MAIS
O Destination Brazil Travel Mart ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês no Hotel Armação, em Porto de Galinhas, com a participação de 200 operadores internacionais e 120 fornecedores de todo o Brasil. Na programação, atividades para fomento a novos negócios e capacitação sobre o Nordeste.
O evento é uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, estão o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL. Já os apoiadores do Destination Brazil são a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo Federal, o Sebrae e a ABIH.
ABRINDO O JOGO
Lenauro Mendonça, diretor de mercado nacional da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)
O Estado - Como tu avalias o mercado turístico no Maranhão?
Lenauro Mendonça - Algum tempo atrás o Maranhão vendia só a parte de Patrimônio Histórico de São Luís, o que era mais restrito, mas eu acho que depois da Rota das Emoções se tornou uma coisa internacionalmente. Falando como operador, a grande atuação do estado é os Lençóis Maranhenses como cartão postal.
O Estado - Mas tu acreditas que o estado tem potencial para investir e divulgar outros roteiros além dos Lençóis Maranhenses?
Lenauro Mendonça - Muita gente não conhece o Maranhão além de São Luís e os Lençóis. Tem de se investir nas reentrâncias, mas os operadores só pensam em fazer os passeios que rendam os ônibus cheios. Não pensam que existem duas formas de turismo: o turismo de massa e o turismo de qualidade, que dá retorno igual. Depende da forma que você promove isso. Quem vai para o Maranhão para fazer reentrâncias sozinho? Não vai, pois não tem formação, não tem uma agência que promova isso, não tem um pacote. O que ocorre no Maranhão é o poder público não conseguiu ainda colocar na cabeça do operador que vale a pena esse turismo qualitativo. A sorte é que veio um projeto de fora e criou a Rota das Emoções, o que dá uma parcela para o estado. Mas pensar somente nisso quebra um pouco a vontade de se investir em outros lugares dentro do estado. Investir somente na Rota é mais fácil e deixou todo mundo acomodado.
O Estado - O que deveria ser feito de imediato para impulsionar o turismo no Maranhão?
Lenauro Mendonça - O Governo do Estado chegar e dizer "gente, precisamos dividir o turismo". É preciso agir apostando no turismo fosse uma atividade de desenvolvimento mesmo, distribuição de renda. Não é só quem está nos Lençóis que tem de ganhar não. O cara que está lá no interior está sofrendo e precisa ter gente lá também e obrigar eles a fazer. Está ganhando na praia? Começa a promover algo no interior também ou então não desenvolve.
O Estado - Como operador, em qual outro ponto do Maranhão tu investirias?
Lenauro Mendonça - Carolina, por exemplo, é fantástico, mas o acesso é bem difícil. Além disso, não tem voos e que vai para Imperatriz, que é mais perto de lá do que São Luís, o preço é bem alto e o traslado ainda é caro também. É algo especial, mas teria de existir uma outra rota pelo interior para fazer Carolina andar. Tem de pensar também da competitividade de outros produtos. A Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros, por exemplo, são similares e o acesso é extremamente mais fácil do que Carolina. É uma situação muito difícil. Tem Alcântara é um bom destino, mas é um pouco abandonado e difícil de hotel. Quem quer dormir em Alcântara para explorar mais no dia seguinte não tem muitas opções e as que tem a maioria não são tão boas. Porém, nada disso é impossível. Falta força de vontade do governo. Tem de achar a maneira de promover isso.
* A jornalista viajou a convite do Destination Brazil
Sectur diz que não participou
do evento por motivos legais
A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) enviou nota informando que não participou da Destination Brazil Travel Mart por motivos legais. Explicou que nesta primeira edição, a feira está sendo organizada pela Associação de Hotéis de Porto de Galinhas e pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, sendo patrocinada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
“Por pendência de documentação, os organizadores do evento não estavam aptos a receber os recursos do Governo do Estado do Maranhão referentes ao evento, já que a mesma não apresentou o Alvará de Funcionamento de 2016 devidamente válido, apesar de solicitado pela Sectur. Dessa forma, tornou-se inviável a participação da Secretaria no referido evento, já que a apresentação do citado documento fiscal era uma das condições legais para a regular contratação da empresa organizadora do evento pela Administração Pública”, informou a nota.
A Sectur ressaltou que “reconhece a importância de participar de eventos que tenham o objetivo de dar visibilidade aos nossos destinos turísticos, desde que essa participação seja legalmente viável”.
Informou ainda que no primeiro semestre deste ano as potencialidades turísticas e culturais do Maranhão já foram apresentadas em dois grandes eventos do setor: a ITB Berlin, feira dedicada à indústria de turismo internacional, e na WTM Latin America, maior feira de Turismo da América Latina, realizada em São Paulo.
Ao longo deste mês, uma campanha em parceria com a Prefeitura de São Luís está sendo realizada junto a agentes de turismo de outros estados, com o objetivo de atrair mais turistas para a capital no período de festas juninas. O planejamento para o segundo semestre deste ano já contempla a participação em outros eventos.

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