sábado, 30 de janeiro de 2016

Apesar dos governantes, carnaval do Maranhão mostra sua força

Programação do pré-carnaval em São Luís termina neste final de semana

Do samba ao pagode, axé, afoxé, e forró, o que vale é cair na folia. Confira o que haverá neste final de semana magro de carnaval

CARNAVAL 2016
29/01/2016 - 11h09
Patricia Cunha
Selo de Carnaval
O último final de semana antes do período momesco em São Luís está cheio de atrações para todos os gostos, bolsos e disposição. De sexta-feira a domingo por toda a cidade, basta escolher a festa, colocar a máscara da alegria e se divertir com grupos, banda e artistas locais e nacionais. Do samba ao pagode, axé, afoxé, e forró, o que vale é cair na folia. Confira o que haverá neste final de semana magro de carnaval, a última prévia de 2016.
bateria da favela no bloco da imprensa
Contra a corrupção
Neste sábado, 30, a partir das 18h, acontecerá a última concentração do Bloco da Imprensa e com uma novidade: um concurso de fantasias que premiará os três primeiros lugares com troféus. “Para isso estamos convidando os artistas, a comunidade em geral para capricharem na fantasia que podem ser inspiradas no tema: ‘Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção’, ou tema livre”, afirma Célio Sérgio, da Comissão Organizadora do Bloco, que resolveu abrir espaço para preencher a lacuna deixada pela não realização do Baile dos Artistas.
A festa é na Praça dos Catraieiros (em frente ao Bar do Porto, na Praia Grande) e terá animação da Banda Bandida, Bateria da Favela do Samba, Bloco Tradicional Os Tremendões, Grupo Lamparina e Banda Pirata da Ilha.
 
Na Madre Deus
A Máquina de Descascar’alho realiza este ano o pré-carnaval da Madre Deus com uma grande estrutura, conforto e segurança para os brincantes. Nos dias 30 e 31, passarão pelo Largo do Caroçudo os grupos Apoteose, Bloco Não Enxiriza Malandro e Todimais (sábado); e o Tambor de Crioula Raízes da Madre Deus, Banda Afro Akomabu e finalizando com a Máquina, no domingo. “Essa comunidade é muito festeira, então resolvemos com apoio da Antarctica, através da Lei de Incentivo à Cultura Estadual, promover a primeira edição do pré-carnaval da Madre Deus e tem sido um sucesso”, opina Silvério Boscotô, da Máquina de Descascar’alho.
O Dono do Sucesso
O sambista mineiro Toninho Geraes está de volta à São Luís, na Casa das Dunas, a partir das 22h com o show O Dono do Sucesso. O evento a Grande Roda de Samba, que terá ainda o grupo Feijoada Completa, será nesta hoje e abre as comemorações pelo centenário do samba em São Luís, com produção de Mário Moraes. Os ingressos estão a venda no site do Amo Ingresso, que tem a menor taxa de conveniência do estado, 7,5%.
Forró Sacode no Bloco da Skol
A última prévia do Bloco da Skol será neste sábado, 30, no Círculo Militar e traz uma festa com Forró Sacode, Banda Zero Hum, Bicho Terra, banda Levada do Teco e muita música eletrônica com o DJ Paulo Pringles.
O Forró Sacode foi criado em 2001, no Ceará, pelo cantor Tony Guerra, que, após oito anos de carreira apresentando-se como vocalista de diferentes grupos, decidiu criar uma banda que pudesse apresentar um estilo diferente de tocar forró. Para divulgar seu trabalho, a banda gravou um CD de divulgação com quatro músicas. Informações por meio do telefone (98) 98155-9040.
Aurora das Dunas
O encerramento do pré-carnaval do Bloco Aurora das Dunas terá o grupo Falamansa, além dos baianos Reinaldinho (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada), neste sábado 30, na Casa das Dunas, a partir das 17h.
O Bloco promete uma mistura entre o forró e o axé, relembrando sucessos que marcaram época nos dois gêneros musicais. Atualmente com 18 anos de carreira, o Falamansa coleciona 10 discos lançados, entre trabalhos inéditos, coletâneas e gravações ao vivo. O último CD Amigo Velho (2014), é uma evidência do amadurecimento do grupo, misturando folk, country, punk cigano e até o funk pancadão, mas sem perder de vista o inconfundível denominador comum da banda: o forró pé-de-serra. Informações: 3227-8695.
A Bandida se concentrou na praça e em seguida arrastou centenas de foliões pelas ruas do Centro Histórico levando a sua musa
Carnaval de Todos
O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís preparam um dia inteiro de programação para a última prévia do Carnaval de Todos que acontece neste sábado,30, no Centro Histórico, com início previsto para 11h da manhã.
As atrações contemplam a diversidade cultural maranhense e divertindo todos os tipos de foliões. As brincadeiras se apresentam nos circuitos das Praças Nauro Machado e da Faustina, Casa do Maranhão, Canto da Cultura (Rua da Estrela com a Rua Portugal) e ruas do Centro Histórico, neste sábado (30), sempre a partir das 16h se estendendo até as 22h.
Dois palcos serão montados: um na praça Nauro Machado e outro na praça da Casa do Maranhão. Além disso, cortejo de brincadeiras, com os grupos se misturando à multidão e fazendo parte da festa nas ruas da Praia Grande, levarão diversão e descontração aos foliões. “Esse sábado teremos uma prévia da grande festa que será realizada no período de carnaval, um carnaval de dia, familiar, seguro, onde tanto as crianças como os adultos possam ir e se divertir”, ressaltou o Secretário de Cultura, Diego Galdino.
Para a Superintendente de Difusão e Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Jô Brandão, ocupar os espaços urbanos durante o carnaval, em especial o centro histórico, resgata não apenas o tradicional carnaval de rua, mas também a alegria e a descontração dos moradores e visitantes. “As pessoas poderão aproveitar bem os espaços durante o dia e até dar aquela paradinha para um almoço ou lanche nos diversos pontos da Praia Grande”, comentou Jô.


Atrações
A banda Bandida abre a programação na Praça Nauro Machado, esquentando o público. Em seguida, o Bloco Organizado Kanto Kente e a banda Não Enxeriza. Os grupos Marabatuk, Bicho Terra e o Bloco Afro Akomabu animam a galera no circuito da Casa do Maranhão. Os tambores de crioula abrilhantam a festa com a apresentação do Tambor de Crioula de Celina e atração a confirmar.

No Canto da Cultura, o grupo folclórico de Nivaldo agita o público. Finalizando a programação do último fim de semana do Pré-Carnaval de Todos Nós, um grande cortejo vai arrastar os foliões do trajeto que sai da Rua Portugal, passa pela Rua da Estrela e retorna pelo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Paralelo ao cortejo, o público vai curtir os blocos carnavalescos Os Feras, Os Trapalhões e Os Beatos do Samba. O circuito carnavalesco programado pelo Governo do Estado traz diversão para toda a família e, também, para a criançada. Durante os fins de semana do pré-carnaval, atrações variadas e referenciadas no que há de mais autêntico na cultura maranhense. A programação do Carnaval de Todos Nós é gratuita e marca a ação conjunta entre as gestões municipal e estadual com um período momesco alegre, variado em atrações culturais e seguro para a população.
Programação de Pré-Carnaval
Pr. Nauro Machado
16h - Bandida
17h – Bloco Organizado Kanto Kente
18h – Grupo Não Enxeriza

Casa do Maranhão
16h – Grupo Marabatuk
18h - Bicho Terra
20h – Bloco Afro Akomabu

Faustina
16h – Tambor de Crioula de Celina
18h – atração a confirmar

Canto da Cultura
14h – Show Nivaldo Santos

Cortejo pelas Ruas da Estrela, Portugal e Odylo
16h – Bloco Os Feras
16h30 – Bloco Os Trapalhões
17h30 – Bloco Organizado Os Beatos do Samba

Nenhum comentário: