segunda-feira, 23 de novembro de 2015

5 mil bois vivos serão embarcados no Itaqui

Navio de bandeira panamenha Aldelta atracará no berço 100, e a operação de exportação dos animais só deve ser concluída na quarta-feira, segundo Emap

5 mil bois vivos serão embarcados no Itaqui
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) confirmou a atracação do navio de bandeira panamenha Aldelta, no berço 100 do Porto do Itaqui, para a operação de exportação de 5 mil bois vivos com destino à Venezuela. O embarque da carga, que é de responsabilidade da empresa Minerva Foods, será iniciado amanhã, devendo ser concluído na quarta-feira, 25.
A operação estava prevista para acontecer na terça-feira, 17, mas foi adiada em vista de um impasse causado pela Superintendência Federal na Agricultura no Maranhão (SFA/MA), que deu parecer contrário a uma autorização dada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o embarque dos bovinos vivos pelo Porto do Itaqui.
O superintendente Federal da Agricultura no Maranhão, Antonio José dos Santos, emitiu parecer contrário (despacho 37/2015) por entender que a operação não atendia à legislação vigente. O Mapa teria considerado um afronta a decisão e determinou que o posicionamento da SFA/MA fosse revisto de modo a se viabilizar a exportação dos animais.
Logística - Agora, com o embaraço solucionado, a Minerva Foods poderá utilizar a alternativa logística do Itaqui para a exportação de gado em pé, tendo em vista que a operação que fazia pelo Porto de Vila do Conde, no Pará, está suspensa em razão de acidente ocorrido dia 6 outubro, quando o navio cargueiro Haidar, de bandeira libanesa, tombou e afundou no cais, com 5 mil bois.
Como se trata de uma operação de trânsito internacional, a mesma será acompanhada por quatro fiscais e quatro técnicos federais agropecuários, em regime de plantão, que farão checagem de documentação sanitária, condições de embarque, do transporte, vistoria na embarcação e emissão do certificado zoossanitário animal.
A Minerva Foods não quis dar detalhes da operação, limitando-se apenas a informar que está em processo de busca de opções para a exportação de gado vivo, enquanto aguarda a normalização das atividades no Porto de Vila do Conde.
A Empa disse que fará uma avaliação deste primeiro embarque de carga viva pelo Porto do Itaqui para que possa planejar ações em conjunto com demais órgãos e secretarias do Governo do Estado, abrin­do nova possibilidade de exportação para o produtor maranhense.
Mapa autorizou exportação
Esses 5 mil animais seriam o primeiro lote de um total de 15 mil bovinos que foram autorizados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para serem exportados pelo Porto do Itaqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

É pertinente que se acompanhe bem atentamente essas operações no porto de Itaqui tendo em vista as fraudes que vem ocorrendo cotidianamente na Emap na atual gestão. O Ministério Público do Ma já recebeu denúncias,fiscalizou mas ainda não se pronunciou. Essas são só algumas das denúncias http://www.portaldelicitacao.com.br/site/noticias/no-ma-licitacao-da-emap-e-suspensa-pelo-tce-apos-suspeita-de-fraude/ ; http://luispablo.com.br/politica/2015/10/eguas-emap-vai-gastar-quase-r-3-milhoes-com-apoio-nas-amarracoes-de-navios/ ; http://www.sindguapor.org.br/site/ministerio-publico-do-trabalho-exige-concurso-publico-e-condenacao-da-emap-em-r-1-milhao-apos-denuncia-da-fnpguarda-portuaria/