quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Voos da TAP em São Luís

Voo internacional

São Luís poderá receber voos diretos de Portugal em breve

  •  
Proprietário da Azul Linhas Aéreas e novo sócio da TAP Portugal disse que tem interesse em trazer voos para o Maranhão e também para outros estados

Foto: Reprodução
São Luís pode receber voos diretos de Portugal em breve. Em entrevista recente a um jornal do Rio de Janeiro, David Neeleman, fundador e presidente da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras e novo sócio da companhia aérea portuguesa TAP, manifestou o interesse de trazer voos de Lisboa para São Luís. Além do Maranhão, os planos de reforço da companhia também incluem Piauí, Paraíba, Cuiabá e Campo Grande.
Segundo o site newsavia.com, David Neeleman é sócio industrial do consórcio Atlantic Gateway, vencedor da privatização de 61% do capital da companhia área portuguesam, que é a transportadora aérea, entre nacionais e estrangeiras, que aterra em mais aeroportos no Brasil em voos originários da Europa. Neeleman enfatiza a opção já anunciada em Portugal de utilizar os novos Airbus A321LR que, diz, “podem fazer viagens de Portugal para o Nordeste do Brasil ou para o Nordeste dos Estados Unidos a um custo 50% menor que o do A330”.
Internacionalização - Segundo o site da Infraero, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado está apto a receber voos internacionais desde 2004. Naquele ano, o terminal aeroportuário recebeu voos charters da Europa. Em 2011, por conta da falta de estrutura e de obras no aeroporto, os voos internacionais foram suspensos.
Atualmente, o operador aeroportuário solicita aos órgãos públicos (Receita, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Vigilância Agropecuária Internacional) um atestado da capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional. Em seguida, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisa os referidos atestados e demais documentações e, caso o operador cumpra as exigências legais, a Anac reconhece o aeroporto como internacional.
Para a jornalista Juliana Lobo, que atualmente faz doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal, o voo direto da TAP reduziria os custos que ele precisa arcar para vir a São Luís. "Atualmente, eu não pego voos da TAP porque os custos são muito altos. Para vir este mês, eu escolhi um voo de uma companhia espanhola que vai pelo Rio de Janeiro. Daí, pego um voo doméstico e venho para São Luís. O problema é que a quantidade de bagagem que a gente pode trazer em um voo internacional é maior do que em um voo doméstico. Daí, eu tenho que deixar de trazer muita coisa. Se tivesse um voo direto, seria muito bom. Além disso, a Universidade de Aveiro da descontos para estudantes em voos da TAP, o que seria uma outra vantagem", avalia.

Nenhum comentário: