sexta-feira, 31 de julho de 2015

Altura de prédios em áreas de São Luís poderá ter alterações em algumas áreas

Altura de prédios em áreas de São Luís poderá ter alterações

  •  
Essa e outras propostas foram sugeridas durante série de audiências públicas iniciadas no dia 21 deste mês, para discutir o Plano Diretor da cidade; reuniões deverão prosseguir até o dia 25 do próximo mês


Audiências públicas discutem aumento do número de andares em prédios de em alguns bairros de São Luís
Audiências públicas discutem aumento do número de andares em prédios de em alguns bairros de São Luís (Foto: De Jesus)
A alteração na altura máxima de prédios construídos em São Luís (com a mudança dos gabaritos ou número de andares por construção) foi uma das propostas apresentadas à Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto da Cidade (Incid), na série de audiências públicas realizadas desde o dia 21 deste mês na cidade. As reuniões, que contam com a presença de representantes da sociedade civil, servem para a discussão do Plano Diretor (Lei nº 4.669/06) e da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural Municipal (Lei nº 3.253/92).
A proposta - discutida com o poder público durante audiência realizada no dia 28 deste mês, no auditório da Universidade Pitágoras - prevê mudanças na regulamentação das construções em áreas como Vinhais e Cohama (cujo processo de verticalização, de acordo com os especialistas, ainda está em estágio inicial). Atualmente, com base na Lei de Zoneamento de São Luís, o limite máximo de pavimentos para prédios construídos nesses bairros é de até 10.
De acordo com o presidente do Incid, Marcelo do Espírito Santo, a sugestão é de que o número máximo de pavimentos nesses bairros seja de até 15. "No entanto, é preciso ressaltar que, mesmo que haja essas alterações, tudo será refletido na cidade a médio e longo prazo, já que, com base na atual situação econômica do país, o setor da construção civil sofreu forte retração", disse.
Ainda segundo ele, áreas como a Ponta d'Areia, por exemplo, que abrigam a maior concentração de prédios na capital maranhense, não deverão sofrer modificações quanto ao limite máximo de gabaritos. "Como se trata de áreas conhecidas pela concentração de prédios e por intermédio da população, nesse momento, a Prefeitura não vê chances de que haja mudanças, nem mesmo a longo prazo", afirmou.
SAIBA MAIS
A série de audiências públicas
, iniciada no dia 21 deste mês no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), no Cohafuma, é necessária para as alterações do Plano Diretor (Lei nº 4.669/06) e da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural Municipal (Lei nº 3.253/92). A Lei de Zoneamento, segundo a Prefeitura de São Luís, trata do índice de ocupação do lote e também da forma de divisão da terra. Até o momento, já foram realizadas cinco audiências públicas sobre o Plano e a Lei de Zoneamento, e que contemplaram as seguintes áreas: Cohama, Vinhais, Cohajap, Angelim, João Paulo, Vila Palmeira, Turu, Itapiracó, Olho d´Água e Ponta d’Areia. A sexta audiência sobre a Lei de Zoneamento e o Plano Diretor deverá ocorrer no dia 4 do próximo mês, UEB Ensino Fundamental Agostinho Vasconcelos, no Pão de Açúcar, das 18h às 21h. Deverão participar do encontro representantes do Anil, Santo Antônio e adjacências.
Audiências públicas que ainda deverão acontecer
04/08 – 6ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Agostinho Vasconcelos, no Pão de Açúcar
Horário: 18h às 21h
Área: Anil, Santo Antônio e adjacências
06/08 – 7ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Tancredo Neves, na Cidade Operária
Horário: 18h às 21h
Área: Cidade Operária, Cidade Olímpica e adjacências

08/08 – 8ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, na avenida dos Africanos
Horário: 9h ao meio-dia
Área: Coroadinho, Sacavém e adjacências
11/08 – 9ª audiência
Local: Auditório do CCSA da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
Horário: 18h às 21h
Área: São Cristóvão, Tirirical e adjacências
13/08 – 10ª audiência
Local: Auditório Central da UFMA, na avenida dos Portugueses
Horário: 18h às 21h
Área: Itaqui-Bacanga e adjacências
15/08 – 11ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental
Horário: 9h ao meio-dia
Área: Tibiri e adjacências
18/08 – 12ª audiência
Local: Auditório da Casa do Trabalhador, na avenida Carlos Cunha
Horário: 18h às 21h
Área: São Francisco e adjacências
20/08 – 13ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Primavera-Cohatrac, no Conjunto Primavera III
Horário: 18h às 21h
Área: Cohatrac, Cohab e adjacências
22/08 – 14ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Gomes de Sousa, na Vila Maranhão
Horário: 9h ao meio-dia
Área: Maracanã e adjacências
25/08 – 15ª audiência
Local: UEB Ensino Fundamental Maria Rocha, na avenida dos Africanos, Areinha
Horário: 9h ao meio-dia
Área: Monte Castelo, Bairro de Fátima e adjacências
Fonte: Prefeitura de São Luís

Crédito: Jornal O Estado do Maranhão
Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Nenhum comentário: