terça-feira, 28 de julho de 2015

A adesão do Maranhão à Independência do Brasil



A data de hoje celebra a adesão do Maranhão à independência, ocorrida em 28 de julho de 1823, nove meses depois de D. Pedro I proclamar a separação do Brasil de Portugal. Porém, em algumas províncias, a resistência à nova ordem política do país trouxe problemas ao imperador. No caso do Maranhão, onde os laços com a coroa portuguesa eram muito fortes, a independência não foi reconhecida.
No processo que resultou na histórica decisão do dia 28 de julho de 1823, um almirante escocês, chamado Lord Cochrane, teve um papel crucial neste processo e por conta dos trabalhos prestados a D. Pedro I, de grande importância para debelar a resistência do estado a aderir ao Império, fez com que ele recebesse o título de Marquês do Maranhão.
Durante o turbulento processo de resistência à proclamação da Independência do Brasil, que tinha entre as províncias que davam mais “dor de cabeça” o Maranhão. Diante da dificuldade enfrentada por D. Pedro I para contornar a situação foi preciso contratar os serviços de Lord Cochrane.
Com um histórico de serviços prestados a chilenos e peruanos na guerra pela independência da Espanha, ele chefiou a marinha de guerra brasileira e comandou o cerco a São Luís no momento mais tenso de um longo processo de resistência, que culminou finalmente com a decisão do Maranhão de aderir a nova ordem política e se incorporou ao Império, quando os navios chefiados por Cochrane já estavam na Baia de São Marcos e com os canhões apontados para São Luís.
No túmulo de Lord Cochrane, situado na Abadia de Westminster em Londres está escrito o titulo “ Marquis of Maranham”, título que recebeu de D. Pedro I em 25 de novembro de 1823 pelos relevantes serviços prestados ao país.
Fonte: http://www.maranhaodagente.com.br/

Nenhum comentário: