quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

"O TEGRAM RESOLVERÁ BOA PARTE DO PROBLEMA LOGÍSTICO DO PAÍS"

Dinheiro Rural
Por: Bruno Santos

"O TEGRAM RESOLVERÁ BOA PARTE DO PROBLEMA LOGÍSTICO DO PAÍS"

Por: Bruno Santos
Luiz Claudio Santos, diretor de Logística da CGG Trading

Rafael Hupsel



Pelo menos duas vezes por mês, nos últimos três anos, o administrador de empresas Luiz Claudio Santos tem feito o trajeto entre São Paulo e São Luís, a capital maranhense. Santos, que é diretor
de logística e infraestrutura da CGG Trading, do grupo têxtil Coteminas, divide sua rotina com um cargo importante, o de porta voz oficial do Consórcio Tegram, sigla para Terminal de Grãos
do Maranhão.

DINHEIRO RURAL – Em que medida o Terminal de Grãos do Maranhão pode mudar a logística do Norte do Brasil?

LUIZ CLAUDIO SANTOS – O grupo que bancou o projeto do Tegram tem por objetivo brigar pelo produtor. É importante destacar que será cada vez mais intenso o aumento da produção agrícola nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, na região chamada de Matopiba, onde o Cerrado é altamente mecanizável. Alguns estudos conduzidos pelo consórcio mostram que no Piauí, por exemplo, há quase dois milhões de hectares aptos ao cultivo de grãos, que serão plantações na rota do Tegram. Também há cerca de três milhões de hectares no Tocantins, além de muita área de pastagens degradadas no Maranhão e no oeste da Bahia, que igualmente podem ser tomadas pelas culturas de soja e milho. Essas áreas do Matopiba somente aguardam novas alternativas logísticas para entrar no mapa da produção.

RURAL
– O milho também pode se beneficiar dessa saída logística, um grão que enfrenta forte concorrência dos Estados Unidos, maior exportador mundial?
SANTOS – Sem dúvida que o cereal brasileiro também será beneficiado

RURAL
– O Tegram suportará a produção dos dez milhões de hectares que formam o Matopiba?
SANTOS – Com certeza. Somente de capacidade estática o terminal suporta 500 mil toneladas de grãos. Cada um dos quatro armazéns construídos pode armazenar até 125 mil toneladas.

RURAL
– Esse volume equivale ao de qual porto do País?
SANTOS – É difícil fazer comparações, mas o Tegram já nasce com um potencial muito grande. O porto de Santos, no litoral paulista, por exemplo, possui capacidade para armazenar um milhão de toneladas de granéis. Santos é bastante grande, mas nesse terminal as empresas trabalham de modo independente umas das outras. Já o Tegram vai operar com um conceito novo no mercado, pois é um consórcio formado por quatro empresas em um único estabelecimento.

RURAL – Qual é a capacidade de embarque do porto?
SANTOS – Atualmente, via o porto de Ponta da Madeira, que fica ao lado do de Itaqui, em São Luís, é exportado minério de ferro. No porto de Itaqui há um berço para petróleo e outro para cargas
gerais, como alumínio, fertilizantes e grãos. Com o consórcio atuando na área e visando exclusivamente a produção agrícola, o primeiro berço para receber navios vai levar o Tegram a uma capacidade de exportar cinco milhões de toneladas por ano. O segundo berço, com previsão para operar em 2017, elevará essa capacidade para patamares acima de dez milhões de toneladas. E há,
ainda, a possibilidade de um terceiro berço, que não faz parte do projeto atual. Para se ter uma referência, neste ano a previsão é fechar em 65 milhões de toneladas de soja e milho vendidas ao exterior.

RURAL – Como o sr. avalia o Tegram, em comparação a outros projetos de expansão e construção de portos no Norte do País?
SANTOS – Estou certo de que o Tegram concorre como uma ótima alternativa no conjunto das vias de escoamento de grãos do País. No Matopiba, estamos em pé de igualdade, por exemplo, com os corredores de Miritituba, no rio Tapajós, que liga o Centro-Oeste aos portos de Belém e Vila do Conde, e também com a rota pelo rio Madeira, até o porto de Santarém, ambos no Pará. Essas duas rotas vão capturar uma grande quantidade de cargas de Mato Grosso. Somente nas proximidades da BR-163, entre os municípios de Nova Mutum e Sinop, no norte do Estado, há quase 30 milhões de toneladas de grãos sendo produzidos, com boa parte escoada por Santos ou por Paranaguá. Os novos canais que estão surgindo, entre eles o Tegram, beneficiarão o produtor à medida que disputarem preços com outros modais. Mas é claro que ainda há muito que avançar em termos de infraestrutura, principalmente no que depender do governo federal.

RURAL – Como o Tegram vai driblar as ineficiências da infraestrutura logística para ser competitivo?
SANTOS – As ferrovias Norte-Sul e Carajás serão os principais meios de transporte até o Tegram, com capacidade de descarga de quatro mil toneladas por hora. Com isso, estamos próximos de uma boa solução. Em relação à ferrovia Norte-Sul, a previsão é de que em maio de 2015 entre em operação o trecho que já está pronto, de 860 quilômetros de trilhos entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). Com os
terminais multimodais de transbordo rodoferroviário, 80% do desembarque de cargas no porto será efetuado por trens.

RURAL
– Que tipo de navio vai atracar no Tegram?
SANTOS – O Tegram foi projetado para navios de calado de 15 metros, que podem transportar até 75 mil toneladas. Há um estudo sobre o aprofundamento de um dos berços, visando o recebimento de navios maiores, a exemplo das embarcações que suportam até 140 mil toneladas e atravessam o canal do Panamá. Mas, como para nós esse não é um mercado significativo, o investimento vai depender da demanda futura.

Mais da entrevista, aqui
http://revistadinheirorural.terra.co...da-cgg-trading

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SÃO LUÍS

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