sábado, 6 de dezembro de 2014

Governadora Roseana inaugura Avenida IV Centenário



A obra vai desafogar o trânsito naquele trecho de São Luís e promover a mobilidade à população residente em seu entorno.

A governadora Roseana Sarney inaugurou, na tarde desta sexta-feira (5), a Avenida IV Centenário, mais uma importante obra projetada para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense e que integra o PAC Rio Anil em São Luís, parceria do Governo do Estado com o Ministério das Cidades.
Na presença de secretários de Estado, deputados, senadores, do coordenador do Projeto PAC Rio Anil, Márcio Machado, do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, e de moradores dos bairros beneficiados pela obra, a governadora descerrou a placa e caminhou por um trecho da via.
Ela disse que a nova avenida será de suma importância para a cidade e ajudará a desafogar o trânsito naquele trecho de São Luís, bem como beneficiará a população residente em seu entorno, que poderá ter uma melhor mobilidade.
“Esta é uma importante e esperada obra e melhorará o fluxo de trânsito, contribuindo para reduzir os engarrafamentos. Além disso, integra um projeto ainda maior, que é o PAC Rio Anil, uma iniciativa mais ampla, que beneficia diversas famílias”, disse a governadora.
De acordo com o coordenador do Projeto PAC Rio Anil, Márcio Machado, a avenida em si não é o objetivo principal do projeto PAC Rio Anil nessa área da cidade de São Luís. “Os benefícios são ainda maiores, pois foi pensado para remanejar famílias que residem em palafitas para apartamentos ou melhorar a habitação daqueles que não foram ou não serão remanejadas. Em resumo, o projeto engloba regularização fundiária e obra viária”, disse Márcio Machado.
Para a população, a obra é muito bem vinda. A dona de casa Maria da Graça Oliveira contou que ficou satisfeita com a obra. “Nossa expectativa é que essa nova avenida ajude a valorizar mais os bairros que ficam nesta região, pois eles vão ficar mais acessíveis, e que também ajude a melhorar o trânsito, pois temos muitas dificuldades de nos deslocar em horário de pico”, disse a moradora.


Avenida
Executada pela Secretaria de Estados de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), a IV Centenário interliga o bairro da Camboa à Avenida dos Franceses e preserva o Rio Anil, promovendo a integração física da maior área quilombola urbana da América Latina. Com 3,8 quilômetros de extensão, a avenida possui duas pistas, divididas em duas faixas de rolamento, áreas de passeio para pedestres e ciclovia.
A avenida tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. O novo corredor urbano contribui para desafogar o trânsito das avenidas Luiz Rocha e Getúlio Vargas, criando uma alternativa de acesso à Beira Mar e também a ponte Bandeira Tribuzzi.
A avenida vai melhorar a mobilidade em outra área da cidade, interligando bairros como Camboa e Alemanha. O PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas.
O projeto inclui a construção de mais de 2.700 unidades habitacionais, melhorias habitacionais nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira, além da regularização fundiária nesses bairros.

Nenhum comentário: