sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Urbanização do Espigão Costeiro e da península será entregue hoje

Governo faz entrega das obras às 17h; o Espigão é novo cartão-postal de São Luís.

 
Foto: Secom
 
A governadora Roseana Sarney entrega na tarde de hoje, às 17h, as obras de ampliação e urbanização do Espigão Costeiro e a urbanização da Península da Ponta d'Areia, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
A inauguração do espaço, que mesmo em obras já havia se transformado em cartão-postal de São Luís, vai contar com as apresentações da Banda do Bom Menino, da Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa e do musical Natalina da Paixão, em uma parceria com a Secretaria de Cultura (Secma).
O secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ressaltou a importância da obra tanto na questão funcional como paisagística. "O espigão foi construído para conter a erosão na faixa litorânea de São Luís e desassorear o canal, ação que já é percebida hoje, e com a urbanização virou um novo ponto turístico antes mesmo de ter a obra concluída", avaliou.
O Espigão Costeiro da Ponta d'Areia tem 572 metros de extensão e o trecho urbanizado totaliza, aproximadamente, dois quilômetros. A urbanização incluiu a construção de bancos, proteção das laterais, calçadão, passeio e ciclovia, quiosques para comercialização de água de coco, e o mirante, na parte mais extrema do Espigão, além da revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi, composto por prédios para administração, lanchonete e área de exposição, entre outros detalhes.

Cultura - Durante a inauguração, a área da Península da Ponta d'Areia contará com apresentações da Banda do Bom Menino, da Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa e do musical Natalina da Paixão, da Companhia Barrica, que serão atrações em três pontos distintos da orla. Além disso, na área do Memorial Bandeira Tribuzi, a Secretaria de Cultura preparou uma exposição artística."Esse espaço se revela como uma área de lazer importante para a população de São Luís. E a programação da inauguração vai levar música e entretenimento para as pessoas que vêm aproveitar o pôr do sol nesse espetáculo maravilhoso", afirmou a secretária Olga Simão.

Espigão - O espigão (ou quebra-mar, como é mais conhecido) foi construído para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d'Areia e desassorear o canal, resultado que já vem sendo alcançado. De acordo com o estudo - que foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado -, o acúmulo de areia acarretou a modificação da corrente na área da Ponta d'Areia, aumentando a intensidade da erosão. Além da erosão, a medida conterá também o assoreamento do canal existente entre a península e o banco de minerva - espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações.
 
Mais

- Comprimento: 572m
- Altura: 8m
- Altura acima da preamar: 1,4m
- Extensão da urbanização: 2km
- Custo total das obras: R$ 16 milhões
- Foi construído para conter a erosão e desassorear o canal na Ponta d'Areia
- Estudo foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado
 
Local também é utilizado por praticantes da pesca

No período da noite, trecho do Espigão Costeiro tem sido ocupado por grupos de pessoas para a prática de pesca esportiva.

Além de se transformar em polo atrativo do turismo em São Luís, o Espigão Costeiro também já é utilizado por praticantes da pesca recreativa, que estão se encontrando no local, especialmente durante a noite. Ontem, um dia antes da entrega da primeira etapa da obra de urbanização, O Estado conversou com pessoas, reunidas em grupos, que pescavam na área do espigão.
Um dos praticantes é o servidor público Sérgio Filho, de 32 anos, que confessou ter aptidão pela pesca desde criança. "Desde pequeno, gosto de pescar. E ter agora este espaço na cidade me deixa muito satisfeito", disse.
Já o estudante Leandro Oliveira, de 23 anos, disse que o local se transformou em pouco tempo no principal ponto da cidade para a prática da pesca esportiva. "Confesso que fiquei surpreso quando estive aqui pela primeira vez. A gente sentia falta de um local tranquilo para poder pescar e conversar com os amigos curtindo uma bela vista. O Espigão Costeiro oferece tudo isso", disse.
Outros elogios ao Espigão Costeiro também foram feitos por praticantes da pesca noturna. "A estrutura ficou muito boa, é possível armar as varas para aguardar o peixe morder a isca. Dependendo de como está o mar, dá para ficar aqui até perto da meia-noite e, quem sabe, pegar muitos peixes", disse o também estudante Fábio Mello.
 

Nenhum comentário: