terça-feira, 28 de outubro de 2014

Petrobras receberá propostas para licitação na Refinaria Premium I

Propostas a serem recebidas no dia 10 de dezembro serão para construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes.

Foto: Flora Dolores
Placa sinaliza área onde se instalará a Refinaria
Embora não queira comentar o andamento de licitação para a Refinaria Premium I, em Bacabeira, a Petrobras deve receber no dia 10 de dezembro as propostas para a construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes do empreendimento, no Maranhão.
O investimento estimado na construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes é de R$ 1,2 bilhão. Durante o processo, foram convidadas a participar da licitação as empresas GE, Siemens, Odebrecht Ambiental e as francesas Degrémont e Veolia.
No entanto, devem entregar propostas dois consórcios, um formado pela Odebrecht Ambiental com a francesa especializada em tecnologia de águas Veolia e outro pelo grupo JBS e a empresa brasileira de sistemas de controle ambiental Enfil.
A participação do grupo JBS (Friboi) surpreendeu o mercado, pois até então sua atuação era voltada para a atividade de carnes e celulose. A empresa brasileira entrará no negócio com as garantias enquanto o grupo francês Enfil com a operação e construção de sistemas para água.
A Refinaria Premium I passou por um longo período de avaliação, pois quando o projeto foi lançado pela Petrobras estava orçado em R$ 40 bilhões. Esse valor de investimento, porém, foi reavaliado e submetido a métricas internacionais.
Com isso, então, o empreendimento foi redesenhado no exterior, para reduzir custos e se tornar mais viável. Este ano, mudou da condição de projeto em avaliação passando a integrar o novo Plano de Negócios e Gestão da Petrobras na carteira de processo em licitação, assim como a Premium II, no Ceará.
A partir de março deste ano, foram emitidos convites ao mercado referentes às unidades de geração de hidrogênio e de tratamento de água e efluentes. A previsão de entrada em operação da primeira etapa da Premium I é 2018.
Em sua primeira fase, terá capacidade para produzir 300 mil barris/dia. Após a conclusão das obras, serão 600 mil barris/dia. A Refinaria Premium I produzirá óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, GLP (gás de cozinha), bunker (combustível para navios) e coque. A intenção da Petrobras é que a produção do empreendimento atenda ao mercado nacional.

Mais


A Petrobras e a Sinopec assinaram, em junho do ano passado, Carta de Intenções com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o projeto da Refinaria Premium I e a possível viabilidade de criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação do empreendimento em Bacabeira.

Nenhum comentário: