terça-feira, 30 de setembro de 2014

Governadora inaugura Centro de Especialidades Médicas do Diamante

Localizada no prédio do antigo PAM Diamante, unidade de saúde terá consultas em mais de 20 áreas específicas e fará diagnósticos.

Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
Foto: Biné Morais
Centro de de Especialidades Médicas e Diagnóstico
O Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante foi entregue à população de São Luís ontem, pela governadora Roseana Sarney. Na nova unidade de saúde, a população terá acesso a consultas em mais de 20 áreas, contando com o atendimento de 60 especialistas em dois turnos de trabalho. No local, também funcionará o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), que, além de análises clínicas, prestará serviços de saúde pública com a Vigilância Sanitária e controle de endemias.
A governadora Roseana Sarney afirmou que a reabertura da unidade de saúde do Diamante é muito mais que uma reinauguração. Ela representa o avanço que o Maranhão tem registrado na área de saúde pública nos últimos anos. "Essa unidade de saúde foi planejada para ser um centro de especialidades e diagnósticos para aliviar a rede hospitalar de São Luís, que está cada vez melhor estruturada com e profissionais, serviços e equipamentos de ponta", afirmou.
Após descerrar as placas de inauguração do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante e do Lacen, Roseana Sarney, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde em exercício, José Márcio Leite, funcionários da SES e outros secretários de Estado, visitou todas as instalações da unidade de saúde para conhecer as novas instalações e destacou a relevância social do centro. "Hoje devemos considerar a longevidade da população. Isso nos alerta para um investimento maior nas questões de saúde", ressaltou.

Instalações - Localizado no prédio do antigo PAM Diamante, no bairro Diamante, centro de São Luís, a unidade tem dois andares. No térreo, funcionam o setor de exames especializados, nove consultórios para atendimento ambulatorial e uma unidade de tratamento fora do domicílio (TFD). No andar
superior fica a nova sede do Lacen, responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo às vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do estado.
Na manhã de ontem, já havia pacientes buscando atendimento na unidade de saúde, como o aposentado Raimundo Félix Oliveira, de 47 anos. Morador da cidade de Cantanhede (a 176 km de São Luís), que há 12 anos se trata de uma doença pulmonar. "Eu já fazia tratamento aqui antes de fechar para reforma. Sempre que venho a São Luís fico hospedado no Centro. Quando passei pela manhã e vi o PAM Diamante aberto, resolvi entrar para saber como está o funcionamento agora", afirmou.
De acordo com José Márcio Leite, 60% dos casos mais simples são resolvidos pela rede de atenção primária, mas em outras situações as equipes médicas suspeitam que o diagnóstico possa ser mais grave, o que será confirmado no Centro de Especialidades Médicas do Diamante. "Aqui é uma unidade ambulatorial, onde os pacientes em suspeição de diagnóstico terão confirmados ou não seu problema de saúde e, havendo necessidade de um procedimento de média ou alta complexidade, ele será encaminhado automaticamente para a unidade de saúde em que fará sua cirurgia", explicou.
Ainda conforme José Márcio Leite, a unidade de saúde funcionará com 20 médicos especialistas em três turnos, das 7h às 11h, das 11h às 15h e das 15h às 19h. "Inicialmente, atenderemos apenas nos dois primeiros turnos, mas ainda este ano estaremos com os três turnos funcionando", informou. Ele disse também que agora o paciente será acompanhado pelo Centro de Especialidades Médicas do Diamante.

Lacen - O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) é outro serviço que melhorará o atendimento em saúde no estado. No local, será feito o controle de qualidade dos alimentos e a prevenção contra contaminação dos alimentos nos mais diversos processos, exames hematológicos, citológicos, imunológicos, exames biomoleculares e sorológicos para portadores do vírus HIV, auxiliando no tratamento oferecido no Hospital Presidente Vargas, na Jordoa.
O Lacen também fará exames malacológicos, identificando parasitas do corpo humano, e o controle de endemias, reforçando as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. "Hoje a eficiência na saúde pública tornou-se uma realidade. O Lacen é um retrato disso. Além de novos serviços, vamos contribuir para pesquisa e ensino nas áreas de saúde e bem-estar", disse o diretor geral do Lacen, José de Ribamar Oliveira Lima.

UPA será inaugurada hoje no bairro Vila Luizão


O Governo do Estado do Maranhão inaugura hoje mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em São Luís, no bairro Vila Luizão. Com isso, aumenta para seis o número de UPAs na região metropolitana. A unidade vai oferecer à população atendimento de urgência e emergência nas especialidades de pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia.
Atualmente, cinco UPAs atendem a população de São Luís: Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Vinhais, Araçagi e Parque Vitória. Idealizadas pelo Governo Federal, as unidades funcionam 24 horas e são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as portas de urgência hospitalares. O objetivo principal é ampliar a oferta de saúde e diminuir a alta demanda de pacientes nos pronto-socorros, já que a UPA poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A governadora Roseana Sarney destacou que desde 2009, quando foi lançado o Programa Saúde é Vida, o estado passa por uma revolução na saúde. "Nós ampliamos para 1.130 o número de leitos no Maranhão. Estamos com a rede cada vez mais estruturada e recursos humanos cada vez mais capacitados. O governo realiza uma verdadeira revolução na saúde", afirmou.
No total, são 11 UPAs em todo o estado - seis na capital e cinco no interior - e 48 hospitais de 20 e 50 leitos em funcionamento em todo o Maranhão. Os recursos humanos também tiveram um avanço considerável, visto que, hoje, a equipe médica da capital é formada por 948 médicos, em 2009 eram 700 profissionais. No interior do estado, o número subiu de 230 para 707 médicos prestando atendimento em 58 unidades que integram o Programa Saúde é Vida.
Roseana Sarney informou ainda que foram entregues recentemente hospitais em Nova Iorque do Maranhão, São José do Paraíso e Bequimão. Somados as 11 UPAs, as 58 unidades do Saúde é Vida e os últimos três hospitais entregues, o governo totaliza 72 hospitais no estado. Outros cinco grandes estão em construção nas cidades de Pinheiro, Balsas, Imperatriz, Caxias e Chapadinha. Em Viana está em andamento a construção de uma unidade de saúde e os hospitais de Bacabal e Timon estão sendo reformados.

Saiba mais


Especialidades disponíveis no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, toráxica, plástica e buco-maxilo e neurocirurgia.

Exames disponíveis no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante: densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, M.A.P.A., ecodopler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.

Números


58 unidades de saúde do Programa Saúde é Vida foram construídas no Maranhão desde 2009
1.130 leitos foram entregues no estado desde 2009
218 médicos reforçaram a rede de atendimento hospitalar de São Luís desde 2009
477 médicos reforçaram a rede de atendimento hospitalar do Maranhão desde 2009

Nenhum comentário: