sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Britânica Chariot Oil & Gas realizará levantamento sísmico em Barreirinhas

Informação divulgada em portal especializado diz que empresa realizará sísmicas no formato 3D em 2015 em quatro blocos arrematados.

 
Matéria publicada pelo portal especializado Energia Hoje informa que a companhia britânica Chariot Oil & Gas está se preparando para iniciar levantamento de dados sísmicos 3D no próximo ano em quatro blocos que arrematou na Bacia de Barreirinhas, onde estima um potencial de 300 milhões a 500 milhões de barris de óleo nas áreas.
De acordo com informações dadas pelo gerente de Exploração da companhia, Duncan Wallace, durante a 20ª Latin Oil Week, no Rio de Janeiro, as primeiras perfurações na nova fronteira podem ocorrer em 2017. Na bacia, a Chariot detém os blocos BAR-M-292, BAR-M-293, BAR-M-313, BAR-M-314 – todos arrematados na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural, realizado em maio do ano passado.
De acordo com o portal Energia Hoje, atualmente a companhia conduz o trabalho para licenciamento ambiental da sísmica na região de águas rasas da Bacia de Barreirinhas. A expectativa é de que a contratação, levantamento e processamento dos dados demandem cerca de um ano.
Apenas após o resultado do levantamento será definida a campanha de perfuração. Duncan Wallace antecipou que são previstos de um a dois poços pioneiros na primeira fase de exploração dos quatro blocos exploratórios.

Localização - Os blocos localizam-se na Bacia de Barreirinhas, na margem equatorial brasileira, a aproximadamente 70 km da costa, e cobrem uma área de 768 km², com uma profundidade que varia de 85 m a 1.700 m. A bacia de Barreirinhas é semelhante às produtivas bacias do oeste africano de Costa do Marfim e Gana, onde foram descobertos importantes campos de petróleo e gás.
Agora, nesses quatro blocos em que detém 100% de participação, a Chariot terá como sócia a AziLat Ltd., empresa de exploração de petróleo e gás com foco na América. Pelo acordo entre as duas companhias, sujeito à aprovação das autoridades brasileiras, a AziLat, por meio da sua subsidiária local AziBras Exploração de Petróleo e Gás Ltda pagará 50% do programa de aquisição sísmica 3D e custos relacionados de processamento incorridos nos blocos, em troca de 25% de participação nos blocos.
"Estamos muito felizes com esse contrato, que marca a entrada da AziLat na região e aprofunda ainda mais nossa relação com a Chariot, de quem já somos parceiros em vários blocos em alto mar na Namíbia, por meio da AziNam, uma empresa afiliada da AziLat. A bacia de Barreirinhas continua pouco explorada com moderna sísmica 3D e oferece grande potencial em um litoral onde ocorreram algumas das maiores descobertas da última década. Com o apoio financeiro do Seacrest Capital Group, estamos ansiosos para dar continuidade às atividades de exploração nesses quatro blocos, em outras áreas no mar do Brasil e na região sul-americana", comentou Michael Stewart, diretor administrativo da AziLat.

Mais


- A AziLat é uma empresa de E&P que conta com o apoio do Seacrest Capital Group, com foco na América do Sul.
- O Seacrest Capital Group é um importante investidor do setor de energia, especializado em exploração em alto mar, que aproveita seus ativos próprios e suas relações para criar uma carteira global e diversificada de empresas de exploração de petróleo e gás com foco regional.
- Desde 2011, o Seacrest Capital Group cria e investe em várias empresas de exploração exitosas no Reino Unido e no Mar do Norte da Noruega, África Ocidental, Irlanda e sudeste da Ásia.

Nenhum comentário: