terça-feira, 30 de setembro de 2014

Avenida IV Centenário ficou só pra novembro de 201... se não houver mais imprevistos

Obras na Avenida IV Centenário seguem em ritmo acelerado em SL

Via deve ser entregue no fim de novembro; A avenida contribuirá para melhorar a mobilidade urbana na capital.
 
Foto: Fabrício Cunha
Operários trabalham em ritmo acelerado
As obras da Avenida IV Centenário, em São Luís, seguem em ritmo acelerado, com mais de 95% dos serviços concluídos, e a previsão de que seja entregue à população no fim de novembro. Com o término dos serviços, a avenida contribuirá para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.
A obra está sendo executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A previsão era que os serviços fossem concluídos no fim deste mês. Contudo, houve atrasos na execução de algumas etapas, e o prazo de término foi estendido para o fim de novembro.

Serviços - Atualmente, estão sendo realizados os serviços de concretagem do elevado que forma a avenida, em um trecho de aproximadamente 80 metros. Após o término dessa atividade, será possibilitada a livre passagem ao longo da via, o que facilitará o trânsito de caminhões, carretas, tratores e outros veículos pesados que estão trabalhando na obra.
Essa atividade faz parte da chamada obra de arte especial. Após essa etapa, serão realizadas as obras de arte comum ou corrente, que incluem a drenagem superficial, a pavimentação, iluminação e a colocação dos guarda rodas (muretas de proteção) ao longo da avenida e também em parte do viaduto que se liga com a dos Franceses.
Aproximadamente 150 operários estão trabalhando diuturnamente na execução da obra. Anteriormente, os funcionários estavam trabalhando para a conclusão dos encaixes do viaduto na Avenida dos Franceses. No local, foi retirado parte do canteiro central da avenida para dar lugar ao encaixe do viaduto. Além disso, a estrutura recebeu serviços de pavimentação.

Obra - A construção da Avenida IV Centenário faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Rio Anil e está orçada em R$ 31 milhões. A nova via da capital maranhense começa na Avenida Camboa, estendendo-se até a dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus.
O novo corredor rodoviário, que desafogará o trânsito das avenidas Luiz Rocha e Getúlio Vargas, criando mais uma alternativa de acesso à Beira-Mar e à Ponte Bandeira Tribuzi, tem 3,8 quilômetros de extensão e duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. Além dos encaixes, há um trecho em aterro hidráulico e outro de 1.090,00 metros em elevado e pontes.
Além da avenida, o PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.
O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. Serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches e postos policiais e de saúde.

Mais


No fim do ano passado, a empresa Egesa, alegando dificuldades financeiras, decretou falência e deixou de executar as obras da Avenida Quarto Centenário, o que trouxe atraso no cronograma de atividades. Um novo processo licitatório foi feito. A empresa PG Mineração e Engenharia LTDA foi a vencedora e reiniciou as atividades em março deste ano.

Nenhum comentário: