sexta-feira, 29 de agosto de 2014

2º Salão de Turismo da Rota das Emoções em Barreirinhas

Aventura e ecoturismo marcaram 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções em Barreirinhas

    2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontece em Barreirinhas, quer mostrar as belezas desse pedaço do Nordeste do Brasil que conquistou o mundo



Parque dos Lençois que integra a Rota das Emoções oferece belezas naturais quem visita região
 
Três santuários ecológicos do Nordeste brasileiro, cenários de impressionante beleza, são responsáveis por colocar na agenda e bagagem dos turistas nacionais e estrangeiros uma rota que é o novo endereço do turismo de aventura, ecoturismo e esportes náuticos e radicais: a Rota das Emoções.

O nome não é por acaso: esse pequeno pedaço do Brasil que abrange a costa litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, guarda ainda bem preservados o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (na fronteira MA/PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Uma região de muitas emoções. E encantadora, em qualquer época do ano. Faça sol ou chuva, alta e baixa estação do turismo, dia e noite.

Nesse roteiro turístico integrado do nosso País estão tesouros naturais valiosos e prazerosos, como as dunas gigantescas, várias lagoas enormes com águas em tons azulados e esverdeados, grande rios serpenteando os municípios, riachos de águas transparente formando pequenos balneários, praias oceânicas a perder de vista...

Além dos manguezais, florestas de coqueiros e de palmeiras nativas da região – e de onde a população dos municípios produzem as belas peças artesanais – como buriti, carnaúba, juçara e tucum.

Aventuras
A Rota das Emoções é uma região que proporciona aventuras em suas inúmeras trilhas localizadas entre dunas e campos e por dentro de riachos, apropriadas para rallys em diversas categorias (veículos 4x4, quadriciclos moto, bikes, UVTs).

E que, pelos ventos fortes e mar a céu aberto, passou a ser também, nos últimos anos, o endereço certo de grandes eventos de esportes náuticos – como surf, windsurf, kitesurf, dentre outros; local para shows de paraquedismo (como o que aconteceu este mês de agosto, em Barreirinhas), e ainda da aviação de ultra-leves (que já programa encontro para o mês de outubro, na mesma cidade).

Fortalecimento
A Rota das Emoções, enquanto roteiro turístico integrado, passou a ganhar visibilidade na programação das operadoras de turismo e agências de viagens em todo o mundo, e também na mídia nacional, com a implementação pelo Sebrae e Ministério do Turismo do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização/1ª edição, por volta de 2005.

Desde então, a região – principalmente as comunidades e dos 14 municípios que integram a Rota - vem sendo trabalhada; os produtos melhorados; as atividades ampliadas; e o pessoal do trade turístico capacitados/qualificados. Uma ação contínua e conjunta, que vem envolvendo as lideranças, poder público, autoridades, empreendedores e entidades dos três estados.

Segundo o diretor o diretor-técnico do Sebrae-Maranhão, José Moraes, nesses anos o órgãos vem, juntamente com os governos dos três estados e algumas prefeituras dos municípios que integram a Rota, desenvolvendo trabalhos – oficinas, debates, palestras – no sentido de valorizar a cultura local, e mostrar o potencial turístico da região, como uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional.

Uma das formas que o Sebrae encontrou para dar maior visibilidade aos produtos únicos desse roteiro turístico integrado e o consolidar como um destino sustentável de referência no Brasil e no exterior foi a realização de um Salão do Turismo. A primeira edição aconteceu ano passado, em Parnaíba (PI).

Produtos
O 2º Salão do Turismo da Rota das Emoções acontece esta semana, na Praça do Trabalhador e Av. Beira-Rio (banhada pelo Rio Preguiças) na cidade de Barreirinhas (MA), a 260 km de São Luís (MA).

“É a grande confraternização do trade turístico desta região do Brasil e a oportunidade que temos de fazermos uma troca de experiências, vivências, iniciativas, programas e dos produtos de cada um dos municípios que compõe a Rota das Emoções, e ao mesmo tempo mostramos isso para o Brasil, para todo mundos”, acentua o prefeito Léo Costa.

Além da exposição dos produtos e artesanato de cada município, o Salão de Turismo vai contar com espaços para oficinas, palestras, gastronomia, shows artísticos e culturais.

Integram a Rota das Emoções 14 municípios: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia (no Maranhão); Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia (no Piauí); Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara (no Ceará).

Os “Destinos Complementares” da Rota são: Água Doce do Maranhão, Alcântara, Raposa, São José de Ribamar, Araioses, Humberto de Campos e Primeira Cruz no Maranhão); Pedro II, Piracuruca e Piripiri (Piauí); Costa dos Ventos - Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairí (no Ceará).
 

Nenhum comentário: