sexta-feira, 1 de agosto de 2014

125 navios atracaram no sistema portuário de São Luís em julho

Foram 57 embarcações no Porto do Itaqui, 43 em Ponta da Madeira e 25 no Terminal da Alumar, segundo informações do monitoramento realizado.

 
Foto: Divulgação/Emap
Vista dos atracadouros do cais sul do Porto
 
O Complexo Portuário de São Luís (CPSL) recebeu 125 navios em julho deste ano, de acordo com o monitoramento feito pela empresa de praticagem Pratimar, que atua na Baía de São Marcos. No período em referência, o Porto do Itaqui registrou 57 embarcações; o Terminal Portuário Ponta da Madeira (Vale), 43 navios, e o Terminal da Alumar, 25 embarcações. No comparativo com o mesmo intervalo de 2013, que registrou 133 navios, verifica-se uma redução de 6% no tráfego de embarcações.
De acordo com os dados gerais de julho deste ano, o tempo de atendimento (quantidade de embarcações diárias, considerando a média aritmética) ficou em 4,03 navios/dia, com taxa de estadia (tempo que o navio permanece atracado no porto, também considerando a média aritmética) de 5,95 horas/navio.
Seguindo os mesmos parâmetros, verifica-se que o Porto do Itaqui, com 57 embarcações, apresentou média de atendimento de 1,83 navio/dia e estadia de 13,05 horas/navio. O Terminal Ponta da Madeira, com 43 navios, apresentou média de atendimento de 1,38 navio/dia e taxa de estadia de 17,3 horas/navio. O Terminal da Alumar, com 25 embarcações registradas no período, apresentou média de atendimento de 0,8 navio/dia e taxa de estadia de 29,7 horas/navio.

Portos – No caso do Porto do Itaqui, com seis atracadouros (berços 100, 101, 102, 103, 104, 105 e 106), sendo os berços 104 e 106 dedicados à movimentação de derivados de petróleo, o destaque do período em referência foi o berço 104, com 16 navios atendidos. Em segundo ficou o berço 102, mais utilizado para operações com carga geral, que recebeu 14 embarcações.
No Itaqui, o berço 106 ficou em terceiro lugar em desempenho, atendendo a 11 embarcações, seguido pelo berço 101 (seis navios) e os berços 100 e 103, cada um com cinco cargueiros atracados no período.
No Terminal Ponta da Madeira (Vale), o Píer I foi o que mais recebeu navios no período, com 14 mineraleiros atracados, seguindo pelo Píer II, com 10 embarcações. Cabe lembrar que o Píer II, assim denominado pela Vale, é o berço 105 do Porto do Itaqui e que, atualmente, é mais utilizado nas operações da Valor da Logística Integrada (VLI), subsidiária da Vale, criada para cuidar, principalmente, da movimentação de produtos agrícolas.
Segundo os dados da praticagem, o Píer IV recebeu oito navios no período, o Píer III/Sul atendeu sete embarcações e o Píer III/Norte quatro mineraleiros.
O Terminal da Alumar, com dois berços de atracação, recebeu 25 navios no período em referência, sendo 12 no berço 1 e 13 no berço 2. Há também o Porto Grande, antigo terminal pesqueiro que atualmente é utilizado para atracação de navios offshore (apoio marítimo, como rebocadores e dragas). Em julho deste ano, o Porto Grande registrou a atracação da draga Galilei 2000.

Lista


Navios fundeados na Baía de São Marcos
Aliança Pearl
Anangel Mariner
BBC Celina
BBC Scandinavia
Berlin Trader
Cape Unity
Da Cai Yun
Elka Nikolas
Green Phoenix
Idship Bulker
Impala
James Cook
Jubilant Glory
Marvellous
Medi Baltimore
Meray
Moray
Nadja
Ocean Quest
Ore Itabira
Paola
Pergamos
Royal Flush
Rzs Fortune
Sally Ann C
Sea Emperor
Sealady
Shagangfirst Power
Sks Tagus
Solent
Stellar Knight
Sweet Lady Iii
Thorco Africa
Thorco Winter
Fonte: site Pratimar em 31/7/2014

Nenhum comentário: