sexta-feira, 25 de julho de 2014

Com ilustres alunos ao longo da história, Liceu faz 176 anos de tradição



    No Liceu estudaram poetas, jornalistas, engenheiros. Entre ex-alunos famosos é possível citar o senador José Sarney, a governadora Roseana Sarney, cantora Alcione Nazaré
Seleção para estudar no tradicional colégio é rigorosa e vagas são limitadas,apesar do tempo
William Castro
   



Seleção para estudar no tradicional colégio é rigorosa e vagas são limitadas,apesar do tempo
 
O Centro de Ensino Liceu Maranhense é patrimônio vivo da herança cultural de um povo rico em tradições locais e referência na educação em São Luís. Ontem, a escola mais antiga da rede pública estadual celebrou 176 anos de fundação. Para comemorar a data uma programação marca mais um aniversário histórico do colégio, com a presença de alunos, pais e representantes do Governo do Estado e sociedade civil.

A primeira sede da escola funcionou no pavilhão térreo do Convento do Carmo, na Praça Pedro II. Em seguida, mudou-se para a Rua Henrique Leal esquina com a Rua do Giz, onde hoje está sendo restaurado para abrigar o Museu da Língua Portuguesa. Em 1941, ganhou sede própria no Parque Urbano Santos, no Centro, antiga sede do Quinto Batalhão de Infantaria do Exército.

No Liceu estudaram representativas personalidades dos mais diversos sociais, políticos e culturais do estado. O senador José Sarney, por exemplo, foi aluno no ano de 1945. Sobre o significado do colégio para sua formação, ele afirma que “a história do Maranhão passa pelo Liceu. Eu sinto um grande orgulho por fazer parte desta história”, disse.


Boletim da governadora Roseana Sarney no ano de 1953
Boletim da governadora Roseana Sarney no ano de 1953
Sua filha, Roseana Sarney estudou no colégio no final dos anos 60. A governadora do estado descreveu o sentimento que tem pela escola. "Fico honrada em fazer parte da história do nosso Liceu Maranhense. E como sempre vi a escola como a nossa segunda casa, tenho uma paixão especial por esse colégio, onde passei dias felizes da juventude, fiz amigos para toda a vida e aprendi muito mais do que a teoria e a prática do português e matemática", enfatizou.

Além deles, passaram pelo Liceu o ex-ministro do Turismo e deputado federal, Gastão Vieira; a cantora Alcione Nazaré; o cineasta Murilo Santos; o procurador eleitoral João Bernardo; a escritora Arlete Nogueira, o poeta Sousândrade, os escritores Aluísio Azevedo e Josué Montello, entre outros.
O jornalista e advogado Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras fala com orgulho e alegria dos anos em que estudou no Liceu Maranhense, na década de 1950. “Foram os melhores anos da minha vida. Eu tive o prazer de estudar com os melhores professores, muito competentes e foi lá que eu fiz um bom ginásio e um ótimo científico. Então foi uma época das mais felizes”, concluiu.

O diretor geral, Deurivan Rodrigues Sampaio, foi aluno da escola por volta de 1977. Anos depois, em 1992, retornou com professor de história, assumiu em seguida a coordenação na área de Humanas e foi diretor adjunto até assumir a atual função, desde 2009. “Eu tinha um sonho de entrar no Liceu, pois eu já ouvia falar do nível da escola. Eu estudei na época do regime militar e hoje a escola trabalha de uma forma mais aberta e coletiva, sem perder o padrão de referência que encaminha alunos para as melhores universidades”, destacou.
 

Nenhum comentário: