sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ponte Governador José Sarney marcou desenvolvimento de SL

 


Ao completar 43 anos, a Ponte do São Francisco, como é popularmente chamada, foi a concretização de um ideal do então governador José Sarney.

Um dos marcos do desenvolvimento urbano de São Luís, a Ponte Governador José Sarney (Ponte do São Francisco), sobre o rio Anil, foi inaugurada há 43 anos, dando início à expansão territorial e à criação de uma nova cidade – que sofria na área central com as dificuldades topográficas e o limitado espaço para a expansão. A obra , inaugurada em 14 de fevereiro de 1970 pelo senador José Sarney (PMDB), à época governador do estado, foi resultado de um sonho desenvolvimentista que possibilitou o crescimento da capital maranhense.
A ponte – instalada em um dos pontos mais belos da cidade, ligando a Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico, à Marechal Castelo Branco – não é considerada uma simples obra, mas um portal para o futuro urbanístico, um sonho que se transformou em realidade com a criação dos bairros São Francisco – outrora apenas uma comunidade pesqueira –, o Calhau, o Renascença e proporcionou o acesso à praia Ponta d’Areia.
Diferente da Ponte do Caratatiua, situada em uma área de mangue e inaugurada dois anos antes, em 1968, a Ponte do São Francisco ligou o Centro a uma área já pronta para ser ocupada e foi erigida com o intuito de desenvolver um novo núcleo residencial e comercial. Idealizada e construída pelo governador José Sarney, a obra foi uma das duas construções que moldaram a fase de aceleração da expansão urbana, econômica e lúdica da capital maranhense. A outra foi a Barragem do Bacanga, que possibilitou a ligação com o Porto do Itaqui e a formação de áreas habitacionais.

Crescimento - A Ponte do São Francisco foi resultado de um movimento não apenas institucional, mas de uma postura política e social incipiente que mobilizou a população de São Luís, segundo o jornalista e historiador Benedito Buzar. “Uma das principais características do Governo José Sarney foi a formação ideológica de que a cidade de São Luís precisava crescer e se desenvolver. Foi uma mudança radical de mentalidade, que possibilitou a mudança visual da Ilha como se vê hoje”, analisa Buzar.
Há 43 anos, milhares de moradores da cidade atravessaram a pé a Ponte do São Francisco no dia da inauguração. A obra transmitiu a ideia de movimento, rapidez e velocidade. Antes dela, poucos pescadores moravam em condições precárias, sem acesso a serviços básicos de saúde e educação. A área teve a maior parte das terras compradas pelo estado, para impedir a especulação imobiliária e possibilitar o planejamento do novo espaço urbano da Ilha.
No livro Maranhão: Sonhos e Realidade, José Sarney descreveu a construção como a pedra de toque para a revitalização de São Luís. “O futuro estava às portas, era preciso preparar a cidade para os desafios da modernidade. O projeto, que não saía da minha cabeça, me obsedava, provocou fascínio coletivo. Virou um chamego popular. Com razão: a ponte, de fato, deslanchou o processo de edificação de uma nova cidade, que, hoje, se espraia pelo São Francisco, moderna e bonita”, detalhou. A obra possibilitou a expansão vertical da nova cidade, que passa agora a ocupar novas áreas em seu processo contínuo de crescimento.

Dados gerais


Ponte Governador José Sarney (Ponte do São Francisco)
Inauguração: 14 de janeiro de 1970
Extensão: 820 m
Detalhes: 3 pistas, com sentidos alterados de acordo com o tráfego; liga os bairros do Centro Histórico ao São Francisco e Renascença.

Nenhum comentário: