sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Virada Sustentável começa hoje na Lagoa da Jansen

 
Evento, que se encerra na noite de domingo, faz parte do projeto Viva Maranhão Sustentável do Governo do Estado.
 
Tem início hoje, na Lagoa da Jansen, a 1ª Virada Sustentável do Maranhão, do projeto Viva Maranhão Sustentável, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Até amanhã, uma programação preparada para um público de todas as idades será realizada até o fim da manhã na Lagoa da Jansen, que recentemente foi transformada em área de preservação ambiental pelo Governo do Estado.
Com o objetivo de convidar a população e várias instituições a refletir sobre a necessidade de ações da sociedade civil, dos poderes públicos, das entidades não governamentais e da iniciativa privada voltadas à sustentabilidade, a virada sustentável oferece a São Luís uma vasta programação voltada à conservação ambiental.
Hoje, o público que for à Lagoa poderá acompanhar a realização de atividades ambientais, culturais e esportivas a partir das 8h, após a solenidade de abertura feita pela Banda do 24º BC e discurso de autoridades. A concentração dos organizadores será perto das quadras poliesportivas da Lagoa da Jansen, na Ponta d'Areia, a partir das 7h.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, a dinâmica do evento foi escolhida para reunir crianças e adultos no mesmo ambiente em prol da conservação da Lagoa da Jansen. Além das atividades gratuitas de esporte, lazer, palestras e oficinas, haverá shows musicais de DJ Alladim, Flávia Bittencourt e Tribo de Jah.
"A virada foi uma forma diferente que encontramos para agregar vários públicos com um conceito maior por meio da música e esporte e a troca de experiência acerca da sustentabilidade, como Fauzi Beyboun, vocalista da banda Tribo de Jah, que dará uma palestra, além de fazer um show com a banda", disse o secretário de Estado de Meio Ambiente.
Amanhã, a programação segue com a Corrida da Virada, das 6h às 9h30, em um trecho de 5,7 km. A largada será em frente à praia da Ponta d'Areia. Haverá alongamento e preparação com equipe do Sesi. Até as 12h, serão realizadas oficinas de dança, palestras, exibição de curtas maranhenses e shows com Carol & Ana Tereza e Espinha de Bacalhau.
 
Conservação ambiental - A Lagoa da Jansen foi escolhida para receber a 1ª Virada Sustentável do Maranhão por meio de uma consulta pública, realizada pela Sema, aprovando a classificação de seu espaço como Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen, conforme estabelece o Sistema Estadual de Unidades de Conservação, ou seja, o "Parque Ecológico da Lagoa da Jansen", agora é reconhecido como uma área de proteção ambiental.
No dia 14 de novembro, a Lagoa da Jansen foi transformada em unidade de conservação por meio de um decreto assinado pela governadora Roseana Sarney. Desde então, a Sema está responsável pela gestão do espaço de lazer e prática esportiva, diferentemente do que ocorria antes, quando várias secretarias eram gestoras da Lagoa e havia um conflito de competências.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, o órgão já vem desenvolvendo serviços de limpeza e poda da vegetação da Lagoa para mudar a situação de abandono em que se estava o espaço.
Em janeiro de 2013, será elaborado um plano de ação para revitalizar a área que deve ser colocado em prática em até quatro meses. "A Sema já está desenvolvendo, ainda de forma embrionária, serviços na região da Lagoa da Jansen. A intenção é de que a Lagoa seja revitalizada completamente no ano de 2013", afirmou Victor Mendes.

Nenhum comentário: