quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Marco Antonio Villa, idiota, preconceituoso e desinformado

Marco Antonio Villa
 
Zeca Maranhão
 
Ao abrir o blog do Dom Severino,no Portal AZ,  leitura obrigatória minha de todas as manhãs, tomei conhecimento da existência desse analfabeto político travestido de intelectual. Sem qualquer  conhecimento de causa ele ofende o Maranhão e seu povo como se o estado e o país em que ele vive, assim como o Maranhão, não fosse da mesma forma comandado pelo mesmo político a quem ele quis deveras atingir, José Sarney.
 
Nem vou precisar gastar a minha idiossincrasia informando a este ser, que se diz professor, mas que demonstra uma ignorância a toda prova e não sabe sequer que antes de escrever, precisa se informar e não ficar apenas repetindo jargões contra o Maranhão como um papagaio, que diz o que sabe  e não sabe o que diz, ele o fez no pobre artigo intitulado "O estado do medo" Aqui criando um Maranhão como ele gostaria que fosse e não como realmente é.
 
Primeiro vou copiar e colar a matéria do Portal AZ  com os comentários inteligentes do Dom Severino e depois outras respostas a este pobre  coitado que por despreparo intelectual, tenta chamar a atenção para si, nem que seja ofendendo  a quem sequer sabia da sua existência, assim como ele não sabe que o Maranhão é o segundo maior exportador, tem o quarto maior PIB da região Nordeste e tem muita cultura, coisa que ele deveria ter e nem sabe o que é.
 
 

Agredindo o Maranhão para atingir José Sarney

Dom Severino no Portal AZ

No dia ontem, a grande discussão na mídia, foi sobre o artigo o “Estado do Medo” de autoria do professor e historiador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Marco Antonio Villa, onde esse historiador traça um quadro mais do que depreciativo do estado Maranhão, um quadro preconceituoso, ao fazer afirmações até certo ponto corretas sobre a realidade desse estado nordestino, mas que infelizmente não é um problema só do Maranhão, mas do Brasil como um todo.
O que disse nesse seu artigo o professor Marco Antonio Villa sobre o estado do Maranhão não reflete a realidade desse Estado, que nos últimos anos vem conseguindo superar o seu atraso, que repito, é brasileiro, com a montagem de uma infraestutura que permitirá ao estado do Maranhão desenvolver-se independentemente do presidente de plantão. Como por exemplo, no fornecimento de energia. O potencial energético do Maranhão com a inauguração da Barragem de Estreito e as usinas termoelétricas que funcionarão com o gás produzido em Capinzal do Norte dotam esse estado de um insumo fundamental para a instalação de novas indústrias.
A própria mentalidade do empresariado maranhense sofreu uma influência muito positiva com a instalação em São Luís, de grandes empresas como o Vale e indústrias como a Alcoa. A presença de grandes administradores no Maranhão fez com que o maranhense saísse da sua zona de conforto e partisse para a briga com os grandes que estavam chegando. A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), sob o comando de Edison Baldez vem cumprindo esse papel revolucionário e inovador de mudar a mentalidade do empresário maranhense.
É inegável que o estado do Maranhão continua pobre, mas não por falta de recursos naturais e localização geográfica, mas por culpa do próprio maranhense, que repito, até bem pouco tempo assistia e colaborava com o sucesso do estrangeiro que chegava ao Maranhão e descobria antes de nós, os nativos, a imensa potencialidade de um estado que tem o segundo maior litoral do país, o segundo maior porto em calagem do mundo, possui grandes extensões de terras agricultáveis e um potencial turístico invejável.
Tudo o que o Maranhão tem hoje, bem ou mal se deve ao político José Sarney. Perfeito ele não é, mas quem é perfeito? Se o Maranhão tivesse produzido vários sarneys, a história desse estado seria outra. Se o grupo Sarney se perpetua no poder é por incompetência dos seus adversários. Como por exemplo, os comunistas liderados por Flavio Dino, que por um longo tempo serviram ao grupo dominante. E assim que o PCdoB botar a cabeça de fora, o grupo Sarney detona Flávio Dino, porque os comunistas não tem moral suficiente para fazerem oposição ao grupo liderado pro Roseana Sarney.
Outro nome poderá fazer frente ao grupo Sarney, mas Flávio Dino, não!
Essas criticas que ofendem o orgulho do povo maranhense não e de todo desprezível, porque mexe com o nosso brio e faz com que o maranhense passe a lutar muito mais pla construção de um grande estado, rico e desenvolvido. Ia me esquecendo de falar da rica cultura maranhense, o que muitos estados brasileiros não tem, que se explorada com sabedoria também poderá render grandes dividendos a esse estado.
 
Mais verdades que ele deveria saber sobre o Maranhão antes de defecar pelos dedos.
 

O texto de Marco Antonio Villa, em O Globo de 25.12.2012, sob o título “O Estado do medo”, é um amontoado de desinformações.
Começa por dizer que, aqui, “o medo está em cada esquina”. Tal afirmação não procede. Desfrutamos de um dos menores índices de violência do Brasil, das taxas mais baixas de homicídios por grupos de 100 mil habitantes e da competência do aparelho policial que beira os 100% de resolução das ocorrências registradas.
Depois ele fala da derrubada do mandato de Jackson Lago, em 2009, atribuindo isso ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Não é verdade. Quem cassou o ex-governador foi o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base nas provas materializadas em vídeos e depoimentos. Mais de R$ 1 bilhão em dinheiro utilizado na compra de votos. No TRE daqui, o processo não deu um passo.
Ele fala que o Maranhão é o Estado mais pobre do Brasil. Nada disso. No último PIB ficamos em 16º lugar, o 12º que mais cresceu de um ano para o outro no Brasil e o segundo que mais evoluiu no Nordeste. Se ele quis se referir a PIB per capita, faltou citar que o Maranhão é o Estado mais rural do Brasil, com mais de 40% da sua população vivendo da informalidade do campo, e que na última medição do IBGE, enquanto a Bahia desceu sua população em mais de 250 mil habitantes, assim como todos os demais estados nordestinos, o Maranhão cresceu seu contingente populacional em mais de 600 mil pessoas, claro que abrigando em seus vales úmidos, entre outros, os foragidos das intempéries, tanto do Nordeste como do Norte.
Quando trata de mudança em artigo da Constituição Estadual, comete outro equívoco. Roseana Sarney deixou o governo do Maranhão em abril de 2002, portanto, não pode ser responsável por mudança feita no documento em janeiro de 2003, quando o governador já era outro.
Ele fala do sobrenome Sarney nas fachadas de equipamentos públicos. Uma verdade. Porém, também é verdade que há outros nomes e sobrenomes, de gente viva da oposição, o que comprova uma característica das gentes daqui, de homenagear pessoas dessa maneira. Nem a cidade de Presidente Sarney ou qualquer outra fachada com nome da governadora do estado foi iniciativa dos homenageados.
Por fim, ele fala que o atual Governo do Maranhão criou uma lei própria de licitações, se sobrepondo à Federal 8.666. Desinformação. O Artigo 118 da Lei nº 8.666 determina que os estados criem suas leis de licitações tendo como parâmetros os estabelecidos pela Lei Federal. Bahia, Espírito Santo, Paraná e outros fizeram isso muito antes. A do Maranhão, tida como a mais moderna de todas, foi implantada na presença do presidente do Tribunal de Contas da União, TCU, Benjamin Zimler, com notas de elogio deste.
No mais, o Maranhão é hoje destino de mais de R$ 120 bilhões em investimentos, públicos e privados, tem gigantescas jazidas de gás descobertas e já em fase de exploração, tem uma perspectiva de 250 mil novas vagas de emprego, o seu conjunto portuário se expande e em breve será um dos principais do mundo e tem em andamento a implantação da maior refinaria de petróleo do Brasil. Dessas boas notícias o professor Marco Antonio Villa não tem conhecimento.

Sérgio Macedo
Secretário de Comunicação Social do Estado
___________________________________________________________________________________________________________


Sobre o artigo “O estado do medo” (Marco Antonio Villa, 25/12), não procede a informação de que, aqui, “o medo está em cada esquina”. Desfrutamos de um dos menores índices de violência do Brasil, das taxas mais baixas de homicídios por grupos de 100 mil habitantes e da competência do aparelho policial que beira os 100% de resolução das ocorrências registradas. A respeito da cassação de Jackson Lago, em 2009, foi o TSE, com base nas provas materializadas em vídeos e depoimentos. No TRE daqui, o processo não deu um passo. Ele fala que o Maranhão é o estado mais pobre do Brasil. No último PIB ficamos em 16º lugar, o 12º que mais cresceu de um ano para o outro no Brasil e o segundo que mais evoluiu no Nordeste. Quando trata de mudança em artigo da Constituição Estadual, comete outro equívoco. Roseana Sarney deixou o governo do Maranhão em abril de 2002, portanto, não pode ser responsável por mudança feita no documento em janeiro de 2003. Sobre o sobrenome Sarney nas fachadas de equipamentos públicos, é verdade, porém, também é verdade que há outros nomes e sobrenomes, de gente viva da oposição, o que comprova uma característica daqui, de homenagear pessoas dessa maneira. Nem a cidade de Presidente Sarney ou qualquer outra fachada com nome da governadora foram iniciativas dos homenageados. Por fim, fala que o atual Governo do Maranhão criou uma lei própria de licitações, sobrepondo-se à federal, 8.666. O artigo 118 da Lei nº 8.666 determina que os estados criem suas leis de licitações tendo como parâmetros os estabelecidos pela lei federal.

Sérgio Macedo
Secretário de Comunicação Social do Estado






 

 

6 comentários:

TIM MAX disse...

parabens marco sou seu fã

Anônimo disse...

ladroes

Anônimo disse...

esse deve levar algum da madre !!!

Anônimo disse...

E o senhor Sérgio poderia concordar com o Prof. Marco? Só se quisesse perder o cargo à época.

Anônimo disse...

A justificativa do Sérgio Macedo Secretário de Comunicação Social do Estado, falando que foi o TSE que cassou o Jackson Lago e não o TRE do Maranhão, que não deu nenhum passo, só comprova o quanto a administração pública do Maranhão é corrupta, KKK.

Unknown disse...

Villa é o cara, só falou verdades..
Quem precisa de cultura é o autor desse texto bizarro kkkkk