terça-feira, 3 de julho de 2012

IBGE revela que número de seguidores do espiritismo foi o que mais cresceu no Maranhão


População espírita aumenta no MA


Dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Maranhão apresentou elevação no número de seguidores de determinadas religiões, como o espiritismo, por exemplo. A quantidade de evangélicos também aumentou, mas a religião espírita foi a que mais cresceu, em dados percentuais, em todo o estado.
No número de evangélicos, por exemplo, houve um aumento de 73,9% na quantidade de seguidores no Maranhão. Já a religião católica teve uma elevação de pouco mais de 5%, bem diferente da espírita, que apresentou um aumento de 110,8% no número de seguidores. Os umbandistas cresceram, no estado, pouco mais de 29%, e os que se intitulam sem religião também cresceram 52,5%.
De acordo com o tecnologista de Informações do IBGE, José Reinaldo Barros Júnior, esses dados mostram uma mudança no panorama religioso do Maranhão.
“Antes, o estado apresentava uma grande predominância de católicos, o que ainda existe, porém, com um aumento significativo na quantidade de evangélicos, espíritas e demais religiões”, destacou. Ainda segundo o IBGE, o município maranhense com o maior percentual de católicos é Duque Bacelar, onde 94% do total da população se definem como seguidores desta religião.
Quanto aos evangélicos, o município com o maior percentual é São Pedro dos Crentes, com 52,03%, seguido por Imperatriz (31%) e Açailândia (29,4%). O IBGE revela ainda que a população católica, acima de 25 anos, têm rendimento mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa. Já entre as pessoas com alto poder aquisitivo, cerca de 6,7% dos espíritas no Maranhão recebem acima de 10 salários mínimos. Nesse grupo, os católicos representam apenas 0,45%, e os evangélicos, 0,36%.
Saiba mais
Ainda segundo o IBGE, por enquanto não há como justificar esse elevado percentual de espíritas entre as pessoas com alto poder aquisitivo. “Por enquanto, é apenas uma coincidência, mas estamos analisando melhor esse dado, em específico. O que podemos dizer é que boa parte dos católicos, por exemplo, ainda está num grupo de pessoas que ganham até um salário mínimo por mês”, afirmou José Reinaldo Barros Júnior.
No País - Quanto à opção religiosa, os católicos apostólicos romanos são maioria em todo o país, com 123.280.172 seguidores, sendo destes 61.180.316 são homens e 62.099.856 são mulheres. Os evangélicos estão em 2° lugar no número de seguidores, com 42.275.440, sendo destes 18.782.831 homens e 23.492.609 mulheres.

Nenhum comentário: