sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lendas do estado recontadas em formato de peça


Desde a infância, os maranhenses têm em seu imaginário histórias envolvendo a lenda da Serpente Encantada de São Luís ou a carruagem fantasma de Ana Jansen percorrendo as ruas da cidade. Essas e outras lendas maranhenses serão apresentadas no espetáculo Lenda sou eu, Maranhão! do grupo Identidade, que estreia hoje, às 19h, no Teatro João do Vale (Praia Grande). A companhia de teatro vem do município de São José de Ribamar apresentar, por meio do projeto Jovens Artistas, sete lendas e mitos que fazem parte da história de São Luís. Utilizando recursos de dança, teatro e projeções, as performances serão uma homenagem aos 400 anos da capital maranhense.
Em apresentação de aproximadamente 25 minutos de duração, o público irá visualizar histórias que foram acostumados a ouvir desde a infância. No palco, um grupo de adolescentes e jovens interpretará como a da Praia do Olho d’Água, Batalha de Guaxenduba e do Rei São Sebastião. Para contar as histórias, foram utilizados elementos como músicas maranhenses, apresentação de tambor de crioula e dança contemporânea.
Lendas - O primeiro mito é o da matrona maranhense Ana Jansen, cuja trilha sonora será a batida de tambores tocados no palco. Em seguida, a lenda da Manguda, que conta a história de um fantasma que assombrava a região onde hoje fica a Praça Gonçalves Dias. A lenda da Praia do Olho d’Água traz a triste história da filha do chefe indígena Itaporama, que teria tido seu amor roubado pela Mãe d’Água e chorou até morrer, formando a praia. O mar será representado por uma projeção no fundo do palco. A lenda do Milagre de Guaxenduba terá uma coreografia de dança contemporânea simulando uma batalha e bandeiras representando os franceses e portugueses. A do Touro Negro traz uma performance que simula a aparição do touro encantado, representante de Dom Sebastião, padroeiro da Ilha dos Lençois maranhenses. O espetáculo será encerrado com a encenação da lenda da Serpente, que terá como trilha sonora uma música de Zeca Baleiro. Os atores se apresentam em figurinos originais desenhados pelos diretores e criados no Diva’s Atelier.
O espetáculo Lenda sou eu, Maranhão! é fruto de uma série de oficinas realizadas desde setembro de 2011 na comunidade de Matinha, do município de São José de Ribamar. De acordo com Alex Liberato, coordenador do grupo Identidade e um dos diretores do espetáculo, a intenção do projeto era atingir jovens adultos de 17 a 29 anos. “Nós queríamos trazer para o teatro pessoas dessa faixa etária que são mais ocupadas. Articulamos os horários para que fossem possíveis os ensaios”, explica ele. A montagem também foi dirigida por Marina Correia e Marinalva de Brito, co-diretoras do espetáculo e ministrantes das oficinas.
O espetáculo Lenda sou eu, Maranhão! foi contemplado pelo edital Prêmio Microprojetos Mais Cultura Amazônia Legal, do Ministério da Cultura, por meio da Funarte e Secretaria da Cultura do Estado do Maranhão.

Serviço


• Espetáculo
Lenda sou eu, Maranhão!
• Quando
Hoje e amanhã, às 19h
• Onde
Teatro João do Vale (Praia Grande)
• Entrada Franca
(convites limitados)

Nenhum comentário: