quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Maranhenses Ilustres: Bandeira Tribuzi


Bandeira Tribuzi: um homem de pele e osso

No dia 2 de fevereiro de 1927 nascia, em São Luís, José Tribuzi Pinheiro Gomes. Dono de espírito irrequieto


No dia 2 de fevereiro de 1927 nascia, em São Luís, José Tribuzi Pinheiro Gomes. Dono de espírito irrequieto, o poeta caminhou com desenvoltura pelo jornalismo, economia, política e música. Se estivesse vivo, Bandeira Tribuzi completaria 85 anos hoje.
Lembrado por sua obra, uma herança que contempla áreas distintas e comprova a grandeza do maranhense, Tribuzi era filho do português Joaquim Pinheiro Ferreira Gomes e da maranhense Amélia Pinheiro Gomes. O codinome Bandeira foi incorporado devido à predileção do jornalista pela obra de Manuel Bandeira, a quem admirava.
Antes de completar três anos de idade, seguiu com a família para a terra natal do pai, Portugal. Na Europa, frequentou escolas em Porto, Aveiro e Coimbra e por lá permaneceu até concluir sua formação superior. Formado em Filosofia e Ciências Econômicas e Sociais, Bandeira Tribuzi retornou a São Luís em 1946.
Formação – Apesar de filho de comerciante bem-sucedido, não assumiu cargo na firma do pai. A sólida formação humanística o impeliu para outras paragens. Sob a influência de nomes como Sá-Carneiro, José Regio, Fernando Pessoa e Carlos Drumond de Andrade, além de Garcia Lorca, o poeta e escritor logo contagiaria sua geração com ideias novas.
Não tardou para que o jovem poeta unisse em torno de sua figura um grupo de amigos para discutir artes plásticas, música e literatura.
O poeta Ferreira Gullar reconhece que foi Tribuzi o primeiro a mostrar aos maranhenses versos do Modernismo. Até 1946, data na qual Tribuzi regressou de Portugal e 24 anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922, os autores locais ainda escreviam com rimas e simetria de versos.
A obra versificada de Tribuzi está publicada em 10 livros e foi reunida no volume Poesias Completas (1979), reeditado em 1986 com o título de Poesia Reunida. Em 2002, os versos do poeta ganharam nova seleção em Obra Poética, dentro da coleção Maranhão Sempre, editada pela Secretaria de Estado de Cultura, com textos de José Sarney, Jomar Moraes e Nauro Machado.
Em sua biografia, destaca-se a autoria da marcha-rancho Louvação a São Luís, tomada como hino da cidade que tanto cantou. Amigo e contemporâneo do escritor e senador José Sarney, com o qual fundou o jornal O Estado do Maranhão, Tribuzi morreu dia 8 de setembro de 1977, no dia do aniversário de São Luís, aos 50 anos.

Um comentário:

Unknown disse...

O nome completo de Bandeira Tribuzi....é:José Tribuzi Pinheiro Gomes