sábado, 26 de novembro de 2011

Curso de Medicina da Uema em Caxias obtém nota 4 no Enade


Caxias - Os estudantes de Medicina do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Cesc/Uema) estão em festa e não é para menos. Foi divulgado na semana passada o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O curso obteve nota 4. A nota pode variar de 1 a 5.
Foi a melhor nota da região, número que superou até mesmo a dada para o mesmo curso em instituições de ensino da capital, São Luís, e da capital piauiense, Teresina. Na opinião da diretora do curso de Medicina do Cesc/Uema, Rose Marie de Jesus Jácome Castelo Gomes, foi uma grande satisfação, pois trata-se de um curso novo.
“Não temos nem 10 anos e vamos continuar lutando. A nossa pretensão é chegar à excelência neste curso”, aspira Rose Marie Jácome. A boa nota, segundo ela, só foi possível por causa do trabalho conjunto desenvolvido entre estudantes, professores e profissionais administrativos que fazem parte da instituição.
Para quem não acreditava no potencial do curso que é ministrado em uma cidade do interior do Maranhão com apenas 150 mil habitantes, a boa nota, que avalia não apenas estudantes e professores, mas a instituição como um todo, dará mais respaldo ao curso ministrado no Cesc/Uema.
“Esta vitória é muito satisfatória. Estar entre as melhores universidades do Brasil nos enche de orgulho. Na região nós conseguimos superar tanto a Universidade Federal do Maranhão quanto a Federal do Piauí, e isso mostra a competência da instituição”, acredita o professor Magno Magalhães.
A aluna do 5º período Diéssika Halvantzis é uma das que falam com entusiasmo do resultado e atribui o desempenho a toda a comunidade universitária, apesar das limitações, principalmente a financeira.
A prova que resultou na conquista da nota 4 pelos estudantes do curso de Medicina do Cesc/Uema foi aplicada no dia 6 deste mês. Além do curso de Medicina, outros cursos da Uema foram avaliados e também conseguiram média 4, como o curso de Medicina Veterinária.
Um total de 370 mil estudantes de todo o Brasil participaram da prova que engloba assuntos relacionados a conteúdo que deve ser oferecido nos cursos.
Ajuda - Segundo Diéssika Halvantzis, para se chegar ao grau de excelência, os estudantes precisam, sobretudo, de ajuda do poder público. Para ela, investimentos no curso seriam primordial para que a qualidade dos estudantes que saem para o mercado de trabalho seja ainda maior.
Falta, ainda, ao curso um Hospital Universitário para que os estudantes possam frequentar no período das aulas práticas. Também falta melhorar a qualidade dos laboratórios e dos livros disponíveis na biblioteca. Atualmente, os acadêmicos frequentam os hospitais da rede pública municipal.
Como o atendimento da rede municipal de saúde só é de pequena e média complexidade, os casos mais complexos deixam de fazer parte da rotina dos estudantes, já que esses pacientes são encaminhados para outros centros de saúde mais avançados.
Em Caxias, um prédio do lado do campus da Uema chegou a ser adquirido pelo Governo do Estado há mais de seis anos, mas a obra para a preparação desse local, que funcionará apenas como um ambulatório, ainda não foi concluída.
Exame - Para obtenção dos indicadores, além do resultado dos alunos, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, são consideradas as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica dos cursos.
O Enade visa aferir o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades, bem como as competências dos cursos em que estão matriculados. E, em 2010, avaliou 4.143 cursos superiores, de graduação, nas áreas de saúde e ciências agrárias, de 2.176 instituições de ensino superior.
No Exame de 2010, a Universidade Estadual do Maranhão teve os seguintes cursos avaliados pelo Ministério da Educação: Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia. No total, foram 15 cursos, oferecidos nos campi de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Colinas, Grajaú, Imperatriz, Presidente Dutra, São João dos Patos e São Luís.

Reitor diz que existe qualidade


De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, (Uema), José Augusto Silva Oliveira, o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) vem ao encontro da qualidade, meta mobilizadora do reitorado.
“Peço aplausos para os nossos alunos, nesta oportunidade em que o resultado do Enade reafirma o compromisso, o interesse e a dedicação para com o trabalho universitário em nossa Instituição, explicitamente redundando em melhoria sensível não só do seu desempenho individual como dos indicadores acadêmicos institucionais", disse o reitor.
José Augusto Oliveira ressaltou, ainda, que é indiscutível o crescimento e a expansão da Uema, tornando-a uma instituição respeitada.
“Contudo, sabemos que ainda é necessário fazer muito mais por nossa universidade, para continuarmos perseguindo a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Sou consciente de que, além das preocupações com infraestrutura e com o seu crescimento quantitativo, é fundamental o desenvolvimento de ações pedagógicas”, destacou o reitor.

Nenhum comentário: