quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jornal Hoje mostra a festa de São Marçal

Batalhões de matraca reunidos no João Paulo para São Marçal



As homenagens dos brincantes de bumba meu boi vão durar toda esta quinta-feira, dia 30.
SÃO LUÍS - Os batalhões dos bumbas-bois de matraca, ou sotaque da Ilha, estarão reunidos neste quinta-feira (30), no bairro do João Paulo, em homenagem a São Marçal. A partir das primeiras horas da manhã, começam a passar os mais de 40 grupos de bumba meu boi e os milhares de seguidores da brincadeira de São João.

São Marçal é homenageado e tem do dia 30 de junho como sua data apenas no Maranhão.

O festejo de São Marçal no João Paulo pode ter começado há, pelo menos, 80 anos. Em 1928, os grupos, ao se deslocarem para o João Paulo, foram se multiplicando, iniciando a tradição do encontro de São Marçal e, por conseguinte, da própria aceitação da brincadeira de bumba meu boi nos bairros urbanos.

Daí em diante, o bairro do João Paulo passou a ser a sede das mais diversas brincadeiras folclóricas, principalmente, na época das festas juninas, se tornando naquela oportunidade o único arraial longe dos terreiros do interior da Ilha e muito próximo do centro de São Luís.

Apontam os registros que um dos principais responsáveis por esse acontecimento foi o Sr. José Pacífico de Moraes, mais conhecido como Bicas, nascido em 1901 e falecido em 1972. Tudo começou quando ele após assistir no bairro Anil, diversas apresentações de bumba meu boi, principalmente dos grupos do Sítio do Apicum e de São José dos Índios, o morador do João Paulo ficou bastante empolgado e resolveu contratar as duas brincadeiras para fazerem apresentações no seu bairro.

O santo

Os registros da Igreja indicam que São Marçal foi bispo de Limoges, na França, e ainda sobre sua memória e seus 21 companheiros, mártires na Tunísia, são relatadas histórias sobre santos, que lhes são atribuídas a data de 30 de junho, como sendo os primeiros mártires da Igreja Católica Apostólica Romana, que foram acusados por Nero de terem sido os autores do incêndio de Roma, os seus nomes não foram revelados, ficando eternamente no anonimato, foram evidenciados alguns poucos, ao exemplo de São Clemente. Nos pontifícios dos Papas João XXIII e Paulo IV foram cancelados cerca de 70 nomes de santos da “memória obrigatória” da Igreja, outros se tornaram seus cultos alternativos. Igualmente, é bom registrar que Marçal não foi um dos retirados, até porque o seu nome não constava dos registros oficiais do Vaticano.

*Com informações da Func.

Veja matéria no Jornal Hoje desta quinta-feira http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/grupos-de-bumba-meu-boi-fazem-festa-no-maranhao/1550917/

Nenhum comentário: