terça-feira, 14 de junho de 2011

Iniciada nova turma de qualificação para refinaria


Foi iniciada ontem, em São Luís, mais uma turma de qualificação profissional promovida pelo Plano Setorial de Qualificação - PlanSeQ Petróleo e Gás. A iniciativa capacita trabalhadores maranhenses em habilidades que os torne aptos a concorrer às vagas de trabalho disponibilizadas pela instalação da refinaria da Petrobras, no município de Bacabeira.
Nesta fase, a qualificação contempla ocupações na área da construção civil, que disponibiliza cerca de 7 mil vagas para formação de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor predial. Além de atender à demanda das obras iniciais da refinaria, os cursos também contemplam à necessidade de mão de obra ocasionada pelo crescimento do mercado imobiliário do estado.
Cerca de 300 educandos participaram da aula inaugural realizada na manhã de ontem, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Os trabalhadores participantes foram selecionados pela Secretaria de Trabalho, através do Sine, que presta apoio institucional ao programa no Maranhão.
“O PlanSeQ Petróleo & Gás é um programa eficiente e complexo, que exige uma reunião ampla de parceiros para que ele aconteça como deve acontecer e esta solenidade reflete a unidade formada em torno do projeto aqui no Maranhão”, explicou o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy.
O gerente de relacionamento da Petrobras no Maranhão, Rogério Ferreira, incentivou os trabalhadores participantes a se dedicarem à oportunidade. “Os cursos oferecidos são uma oportunidade ímpar, que não pode ser desperdiçada, especialmente nesse momento que vive o Maranhão, em que a Construção Civil se firma como grande empregadora de trabalhadores”, ressaltou.

A parceria


O PlanSeQ Petróleo & Gás é um programa do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, em parceria com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp), executado no Maranhão pelo ISEC e RENAPSI, entidades educacionais escolhidas através de chamadas públicas nacionais.
A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon) prestam apoio institucional para a implantação de turmas, que acontecem nos municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e, brevemente, estendidas aos municípios de Icatu e Morros.

Nenhum comentário: