sábado, 8 de maio de 2010

MA: Ações fortalecem culinária no turismo

O Cuxá é carro-chefe da culinária maranhense

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Similares (Abrasel-MA) lançam o o Guia e o Calendário de Eventos Gastronômicos de São Luís. Com o turismo em alta no estado, a itenção é divulgar a culinária maranhense, em especial a ludovicence.

Conhecida por sua diversidade de temperos e sabores, a gastronomia da terra compõe seu cadápio com pratos típicos, como: o Arroz de Cuxá, o Arroz Maria Isabel, a Caldeirada, o Caruru entre outros. Com a divulgação da culinária, o turista além de saborear o tempero maranhense, ainda entra em contato com elementos da cultura peculiar do estado. Serão cerca de 30 mil guias, distribuídos gratuitamente por bares, restaurantes, receptivos e agências de viagens.

Os eventos do calendário gastronômico serão realizados pela Setur, Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-MA), Sebrae, Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorbs), Associação dos Bares da Litorânea (Aslit) e pela Lampejo Comunicação e Marketing.

Abrindo as ações do calendário, o “V Brasil Sabor” envolverá restaurantes de todo o país em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira. O evento, que acontece simultaneamente em mais de 300 cidades do Brasil e é considerado o maior festival gastronômico do mundo, já está sendo realizado e se estenderá até 15 de maio com parceria entre Abrasel-MA, Sebrae, Ministério do Turismo e Setur.
Caranguejo toc-toc

A gastronomia de São Luís encanta quem nos visita


Quem chega a São Luís não deixa de realizar uma aventura culinária inesquecível. Com uma culinária saborosa e farta, destaca-se nos frutos do mar, como peixada, tortas, caldeirada, vatapá, caruru, cuxá. Os caranguejos, peixes, camarões são disputados em restaurantes e bares à beira-mar. Mas não é só isso. A cozinha regional oferece carne-de-sol com pirão de leite e manteiga de garrafa.

A típica cozinha maranhense é também caracterizada pelo cuscuz de milho, bolo de macaxeira, macaxeira cozida, queijo coalho, canjica, pamonhas, o pé-de-moleque, o beiju, à base de tapioca, amendoim, arroz doce e cuscuz de coco.

As frutas regionais, além da bela aparência de suas cores, são deliciosas. Temos aqui cajá, caju, manga, mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti, bacuri, abricó, que são usados no preparo de deliciosos sucos, doces e bebidas regionais.

Nenhum comentário: