domingo, 10 de janeiro de 2010

Cururupu um paraíso esquecido agora também terá Polo Tecnológico



Cururupu será o próximo município do estado a implantar Pólo da Univima.

A Universidade Virtual do Maranhão agora vai contar com mais um pólo tecnológico. Trata-se de Cururupu, distante 300 quilômetros de São Luís que pode ganhar também um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), voltado para embarcações artesanais.A equipe de técnicos da instituição visitará a cidade para a avaliação do local onde funcionará o Pólo Tecnológico da Universidade.
A idéia de instalar a Univima em Cururupu surgiu da parceria do governo com a prefeitura local, que visa levar educação de qualidade à população. Segundo o prefeito, José Francisco Pestana, a implantação da Universidade Virtual será de grande importância para o desenvolvimento do município. \\\"Cururupu é o maior produtor de pescado do Estado, por isso é necessário termos a Univima, para ofertar cursos de capacitação voltados para as demandas locais\\\", afirmou.

O prefeito disse ainda que a instalação do CVT é de grande relevância devido a grande demanda de pedidos de barcos que o município recebe. \\\"O CVT voltado para cursos de embarcações artesanais aprimoraria a arte da construção naval da cidade, já que se trata de uma atividade muito antiga e difundida pela cidade, pois possuímos três estaleiros voltados para a construção de embarcações\\\", informou.

Para a instalação da Univima em Cururupu, a prefeitura disponibilizará toda a infra-estrutura física e recursos para compra dos equipamentos (computadores, cadeiras, data-show, entre outros). Já a Universidade Virtual entrará com toda a parte de tecnologia e pedagogia.

Centro - Para a instalação do Centro Vocacional, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) fará um projeto e enviará ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para a aprovação de recursos e a possível implantação.

Atualmente a Univima está presente em 18 municípios e encontra-se em fase de avaliação para instalação de pólos em Arari e Carolina.

Fonte :Jornalimos Radio Univima e Ascom Univima

Canoinhas servem de transporte e diversão em Cururupu

Os moradores de Cururupu organizaram até uma disputa com as canoas. É competição com gosto de diversão.

Se alguma coisa neste canto do Brasil que eles conhecem muito bem é a tal da canoinha. No conjunto de ilhas no município de Cururupu, no Maranhão, é meio de transporte para a população local e também de subsistência. A principal fonte de renda é a pesca de peixes e camarões.
Eles deram um tempo na pescaria, mas sem abrir mão das canoas e do mar. Os nativos estão reunidos para uma competição criada por eles. A regra é simples: só podem participar embarcações usadas no dia a dia e que tenham velas usadas artesanalmente.

Fogos de artifício indicam a largada. Lá vão elas, cortando o mar, em um ziguezague pelo Atlântico, em busca dos melhores ventos, que facilitam a navegação. Até pescador profissional fica pelo meio do caminho. Uma equipe precisou ser rebocada.

A disputa teve até torcedores. Os barcos ficaram lotados para acompanhar. É competição com gosto de diversão. O lugarejo ainda vive de modo primitivo. A energia que vem dos ventos só começou a ser aproveitada recentemente. Trouxe um pouco mais de conforto para a ilha.
Mas dona de casa não fica de papo para o ar. Se os homens gostam de pescaria, elas gostam de futebol.

É um cantinho do país onde a vida ainda se move lentamente, ao sabor dos ventos que sopram por lá.



http://www.univima.ma.gov.br/ver_noticia.php?noticia_id=280&hl=ok

Nenhum comentário: