quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sítios arqueológicos sob estudo em Tasso Fragoso no sul do Maranhão




Bruna Castelo Branco

Da equipe de O Estado

Localizado no Sul do Maranhão, próximo à Chapada das Mesas e Carolina, que se destacam pelas exuberantes belezas naturais, o município de Tasso Fragoso pode ser transformado, em breve, em uma referência turística do Maranhão, explorando um segmento, até então, pouco usual no Brasil que é o de turismo arqueológico. Um patrimônio estimado de 49 sítios arqueológicos foi mapeado por estudo preliminar feito pelo arqueólogo maranhense Arkley Bandeira, por meio de projeto empreendido pela Balsas do Sebrae-MA e pela Prefeitura Municipal de Tasso Fragoso.

O projeto prevê implementar pólos de turismo na região Sul do Maranhão. O resultados da experiência será apresentado amanhã, às 18h no Multicenter Sebrae (Cohafuma), na programação do II Salão de Turismo com a palestra “Tasso Fragoso: um tesouro arqueológico a ser descoberto”, a ser proferida por Arkley Bandeira.

Ainda em fase inicial, a primeira etapa do trabalho consistiu na averiguação dos possíveis sítios arqueológicos no município, que, apesar de já ser citado como um dos locais maranhenses com marcas de civilizações anteriores, nunca passou por nenhum estudo detalhado.

Iniciada em setembro, a pesquisa surpreendeu pela quantidade de pontos com vestígios de uma civilização pré-histórica, que possivelmente existiu em Tasso Fragoso, identificada pelas gravuras e pinturas rupestres encontradas nas paredes. Apesar de ainda ser cedo para estimar a idade das marcas, mas estima-se que chegue a 12 mil anos. “Como as gravuras foram feitas em grutas, acredita-se que era uma população nômade que se abrigava para se proteger da chuva e dos animais selvagens. Só um estudo mais detalhado, a ser realizado na segunda etapa, incluindo escavações arqueológicas, revelará mais detalhes sobre essa população”, frisou o arqueólogo Arkley Bandeira.

Nas gravuras e pinturas nas paredes das grutas, encontram-se pegadas de animais seguidas por pegadas humanas, folhas de palmeiras e instrumentos de caça, que podem simbolizar um ritual de caça. Uma figura com diversos pontos lembra uma constelação estelar, o que demonstra a possibilidade de um conhecimento astronômico rudimentar. “É um registro com aspectos do cotidiano. A gente percebe muita observação com referências ao dia-a-dia, das folhas das palmeiras – que é uma vegetação muito comum na região -, às lembranças de constelações”, diz o arqueólogo.

Quantidade - Ainda em fase inicial, a pesquisa já colocou Tasso Fragoso em uma posição de destaque nos estudos arqueológicos do Maranhão. Antes da realização do trabalho, o Maranhão registrava cerca de 41 sítios arqueológicos catalogados e, só, no município, foram detectados 49 sítios só na primeira etapa. “Tasso Fragoso já é um dos municípios com maior número de sítios no Maranhão. Essa quantidade foi uma grande surpresa”, observa Arkley Bandeira.

Paralelas aos estudos, são realizadas pela Unidade de Balsas do Sebrae-MA oficinas com a população e o empresariado local sobre a importância do turismo arqueológico. A partir de janeiro do próximo ano, será iniciado um projeto piloto em três pontos. “Esses sítios serão sinalizados para acesso do público escolar. A experiência será uma base para o início da prática de turismo arqueológico, que é algo bastante frágil”, adianta Arkley Bandeira.

Um comentário:

Lirô Guimarães Fialho disse...

só agora pude ver essa matéria, um pouco tarde talvez, mais mesmo assim, eu gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante que esqueceram de mencionar. É que 1º a descoberta arqueológica em Tasso Fragoso-MA, foi feita pelo Sr. Agnaldo Guimarães Fialho(Lirô). Proprietário do Museu do Cerrado de Tasso Fragoso, que foi quem articulou todo esse processo de reconhecimento pelo IPHAN. E é onde está todos os registros de tudo isso.
Atc
Lirô